tumblr site counter

Sobre o Marketing de Relacionamento



A maioria das empresas baseia-se atualmente em preceitos do grande mestre do marketing Phillip Kotler que define marketing como “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

 

Ao contrário do passado em que os profissionais de marketing não estavam ligados às estratégias da empresas e ao invés disso apenas realizavam e elaboravam campanhas de divulgação, hoje é necessário além de entender e satisfazer as necessidades do cliente, também é preciso fidelizá-lo a longo prazo.

 

E todo esse processo de cuidado com o cliente mesmo após a venda de um produto ou serviço, é chamado de marketing de relacionamento.

 

Atualmente a junção desse tipo de marketing com a tecnologia da informação usada nas empresas pode ser chamado de chamado de CMR (Customer Relationship Management).

 

Com as modernas ferramentas da tecnologia da informação, é possível obter em pouco tempo dados precisos dos clientes e muitas vezes em até em tempo real.

 

Tudo isso facilita para aprimorar o atendimento e o serviço prestado ao cliente, e com isso há mais chances de deixá-lo cada vez mais satisfeito, e uma vez que este esta contente com a empresa em questão em relação a todos os aspectos como atendimento, qualidade do produto/serviço e outros, naturalmente este se tornará fiel e raramente irá buscar outra empresa que ofereça o serviço semelhante.

 

Assim marketing que relacionamento se estabelece entre o cliente e a empresa por uma relação de confiança adquirida com o tempo em que é possível realizar várias ações simples com essa finalidade.

 

Para uma empresa medidas como o treinamento das pessoas responsáveis pela coleta de informações, bom atendimento nos Call Centers, além de pesquisas de nível de satisfação acompanhados de estudos mercadológicos e também divisão de atendimento inerentes aos diferentes tipos de produtos da mesma marca, são algumas ações que fazem toda a diferença para o cliente.

 

Assim as empresas devem estar sempre atentas ao mercado e á concorrência e “caminhar” junto ao cliente oferecendo inovações na medida certa e analisar estas pessoas, pois conforme diz o ditado: “O cliente têm sempre razão”

 

Autoria: Michele Balbino Ferracioli

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »