tumblr site counter

Princípios da Gestão e Qualidade



A cada dia o mercado e as empresas tornam-se cada vez mais competitivas. Com isso novos princípios para uma melhor liderança e gestão devem ser adotados, além de que esses princípios se bem aplicados refletem-se em fidelidade para os clientes, fornecedores e acabam beneficiando pessoas como um todo além das que participam do processo de uma empresa.

 

O papel da gestão de qualidade é proporcionar melhoras do desempenho organizacional a longo prazo com todas as partes que fazem parte do processo.

Sendo assim, podemos considerar oito princípios principais.

 

O primeiro princípio é a Organização focada no cliente, sendo que é preciso entender suas expectativas e necessidades inerentes ao produto ou serviço, preços e outros. Deve verificar e pesquisar quais são essas necessidades e deixar esses conceitos claros em todos os departamentos da empresa que estão envolvidos no processo em questão, gerenciando a longo prazo.

 

Já o Segundo princípio é a Liderança, sendo que em uma empresa é preciso haver um líder que tenha controle e compreensão das mudanças internas e externas como um todo, que seja pró-ativo e estabeleça exemplos e modelos de valores para os demais além da disciplina necessária. Também o líder é preciso adequar as metas necessárias para atingir os objetivos e promover a comunicação interna e transparência na empresa.

 

O terceiro Princípio é o envolvimento de pessoas, para que haja uma melhor harmonia entre os funcionários e melhoria dos trabalhos em equipe. Dessa maneira as pessoas poderão colaborar para a melhora de estratégias dentro dos objetivos propostos.

 

Há também, o quarto princípio: o enfoque de processo, ou seja é preciso identificar todas as partes envolvidas, níveis operacionais, realizar treinamento e gestão de recursos humanos.

 

Já o quinto princípio é o Enfoque sistêmico para a Gestão, em que é preciso compreender e estruturar o sistema para alcançar os objetivos.

O sexto princípio é a Melhoria Contínua, que se resume da melhoria da eficácia, treinamento e divulgação sobre os outros princípios.

 

E, o sétimo princípio, é o Enfoque para a tomada das decisões, em que são feitas medições e coleta de dados para análise para saber como as metas devem ser melhoradas e feitos os devidos ajustes para alcançar os objetivos da melhor maneira á partir de uma visão realista do mercado.

 

Por fim, o oitavo princípio é o Relacionamento mutuamente benéfico com o consumidor, em que deve-se tomar conhecimento dos fornecedores-chave, compartilhar informações e estabelecer uma comunicação clara e precisa.

 

O ideal é que em todas as empresas adotem esse modelo dos Princípios de Gestão e Qualidade mesmo que gradativamente, pois os benefícios são para toda a sociedade e não somente para os funcionários de uma empresa. Todos os envolvidos devem tomar consciência do todo e fazer a sua parte.

 

Autoria: Michele Balbino Ferracioli

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »