tumblr site counter

Planejamento de Análise de Cargos



O Planejamento de Análise de Cargos exige algumas etapas,muitas das quais podem ser eliminadas dependendo da situação em que se encontre a definição dos cargos dentro da organização.

 

 

 

Fases do Planejamento:

 

 

 

Determinação dos cargos a serem descritos,analisados e incluídos no programa de análise,suas características,natureza, tipologia etc.

 

Elaboração do organograma de cargos e respectivo posicionamento dos cargos no organograma.

 

Elaboração do cronograma de trabalho especificando por onde se iniciará o programa de análise que poderá ter início tanto na seqüência horizontal quanto na vertical.

 

Escolha do(s) método(s) de análise a ser(em) aplicados. dependendo da natureza e das características dos cargos a serem analisados, escolhem-se os métodos de análise mais adequados. A escolha recairá sobre os métodos que apresentam as melhores vantagens ou, pelo menos , as melhores desvantagens em função dos cargos a serem analisados.

 

Seleção dos fatores de especificações a serem utilizados na análise, que é feita na base conjunta de dois critérios:

 

Critério da Generalidade: Os fatores de especificações devem estar, de alguma forma, presentes na totalidade , ou pelo menos, 75% dos cargos a serem analisados, abaixo dessa percentagem deixa de ser um instrumento adequado de comparação.

 

 

 

Critério da Variedade ou discriminação: variam conforme o cargo, o fator instrução é essencial e necessário. Critério da Generalidade: instrução ou escolaridade. Critério da Diversidade: os cargos exigem um volume diferente de escolaridade, princípio da generalidade:cargos de supervisão, mensalistas, horistas, etc.

 

Dimensionamento dos fatores de especificações, ou seja, determinação de seu cargo ou amplitude de variação dentro do conjunto de cargos que se pretende analisar. A amplitude de variação corresponde à distância compreendida entre o limite inferior (ou mínimo) e o limite superior (ou máximo) que um fator pode apresentar quando relacionado a um conjunto de cargos.

 

Graduação dos fatores de especificações, ou seja, transformá-los de variável contínua em variável discreta ou descontínua . gradua-se um fator de especificações para facilitar e simplificar sua aplicação.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »