tumblr site counter

O Que é a Certificação ISO 9001?



Como muitos devem saber a especificação ISO é conquistada por empresas que se submetem a avaliações rigorosas em seus sistemas de qualidade e gestão, baseada nas normas internacionais estabelecidas pelo International Organization for Standardization e significa ao consumidor que a empresa que possue este selo têm a capacidade de fornecer por repetidas vezes e quantas forem necessárias bens ou serviços da maneira que você solicitou.

 

Fique claro ao consumidor que o selo ISO não é um órgão que irá punir, caso você tenha alguma reclamação a fazer da empresa que contratou, mas sim que esta empresa se submete e conhece todas as regras de forma sistêmica para que consiga obter dentro do seu processo de trabalho, o melhor resultado possível para atender as expectativas de seu cliente quanto ao produto que está comprando.

 

 

Como a ISO 9001 se aplica ao comprador?

 

O papel do comprador é fundamental quando se trata do Certificado ISO 9001, do ponto de vista que se não exercer sua função, exigindo e questionando, você poderá estar recebendo um produto totalmente perfeito segundo suas especificações, mas totalmente sem conformidade à utilização a que se pretende dar.

 

Sendo assim, é absolutamente importante que você comunique ao seu fornecedor ou provedor de serviços, tudo que seja necessário para a utilização do produto a que deseja comprar, sob pena de não estar em conformidade ao que se precisa.

 

 

Como certificar que a empresa realmente possui o certificado?

 

Da parte do fornecedor, existem algumas maneiras de provar ao cliente que o seu sistema de qualidade esteja atendendo perfeitamente às exigências das normativas do ISO 9001:

 

– Aval: A empresa submete a seus clientes uma análise para que estes verifiquem e testemunhem que o fornecedor realmente se aplica nas normativas da ABNT ISO 9001 como quanto aos seus requisitos como comprador.

 

– Aval de Terceiros: É quando a empresa fornecedora recorre a uma entidade imparcial, geralmente indicada pelo INMETRO, para que se façam as verificações necessárias para que se certifique que a empresa atende às normas do ISO 9001.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »