tumblr site counter

Marketing Institucional e Social



O Que é Marketing Institucional e SocialO objetivo do marketing institucional é trabalhar para melhorar a imagem de uma empresa no mercado através de iniciativas de âmbito da responsabilidade social, ambiente de trabalho que ela proporciona e etc.

Ele é realizado por empresas especializadas nesta área, que se dedicam a isso, mas normalmente as empresas se focam somente em um tipo de ação de marketing institucional.

As ações de marketing corporativo normalmente envolvem todo o público tocado pela empresa,não somente a sociedade, mas também seus funcionários e clientes.

Ele tem uma ligação estreita com a gestão de imagem empresarial, utilizando-se de diversas formas de comunicação.

A matriz do método do marketing institucional é baseada em onze eixo que estão colocado a seguir:

1) Propaganda: costuma ser a base do desenvolvimento de toda ação de marketing institucional, é onde o que se faz aparece, a cara que terá esse projeto.

2) Projetos corporativos: trata-se de projetos especiais desenvolvidos com certa periodicidade pela empresa para colocá-la no centro das atenções.

3) Relacionamento com a mídia: é importante que as ações estabelecidas sejam visíveis e por isso a relação direta com a mídia.

4) Literatura Corporativa: diversos tipos de publicações desenvolvidos pela empresa acerca das ações de marketing institucional, sendo que a empresa ou setor responsável pelo desenvolvimento do projeto deve dar conta de todo processo editorial.

5) Comunicação Financeira e relação com os investidores: relaciona-se com a relação que se tem com os investidores, como se mostra aos investidores que essas ações são factíveis, dentro de uma linguagem e interação específica.

6) Projetos de sustentabilidade: esse tipo de projeto sempre esteve relacionado à essa modalidade de marketing, assim sendo é importante que se desenvolva algum tipo de projeto que tenha relação com a sustentabilidade, mesmo que não seja dentro dos moldes clássicos.

7) Marketing de Reconhecimento: arquivamento dos casos de sucesso obtidos com as ações.

8) Gerenciamento de Crise: divide-se em plano de gerenciamento de crise e que prevê uma preparação prévia e com medidas emergenciais que devem ser usadas em último caso.

9) Projetos de responsabilidade social empresarial: trabalho sobre o caráter social da empresa.

10) Gestão de imagem corporativa e individual: análise da percepção da imagem da empresa no mercado.

11) Mapeamento de ações públicas dentro de um planejamento estratégico: tabela na qual se encontram todas as ações desenvolvidas planificadas.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Marketing Institucional e Social, 9.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »