tumblr site counter

Marketing Infantil



Marketing Infantil - CriançasHoje em dia não são só os adultos que determinam os hábitos de consumo de uma família, as crianças tem um peso determinante nas escolhas e padrões de consumo em suas famílias. Reconhecendo tal potencialidade é que surge o marketing infantil que é toda estratégia de marketing voltada para o público infantil.

Os hábitos de consumo de uma criança vão se desenvolvendo juntamente com o seu desenvolvimento cognitivo. É claro que na maioria dos países há leis que regulamentam as mensagens publicitárias destinadas às crianças para que não hajam produtos perigosos nem incitem o consumo abusivo.

Em muitos países é proibido qualquer peça publicitária destinada ao público infantil, sem distinções por considerarem prejudicial ao desenvolvimento das crianças serem bombardeadas com propaganda por todas as partes.

Mesmo não possuindo seu próprio dinheiro, na maioria dos casos e não podendo fazer planejamentos orçamentários elas estão cotidianamente dizendo aos adultos o que comprar, quais são seus desejos, qual padrão que querem ter a partir da influência que sofrem de todos os veículos de comunicação.

Para o desenvolvimento de campanhas de marketing adequadas à este público específico são feitas diversas subdivisões, por classe social, gênero, idade, fase de desenvolvimento, etc.

São utilizadas diversas teorias acerca do desenvolvimento humano e do crescimento para compreender como se desenvolvem os hábitos de consumo e para tal ter uma forma mais eficaz de manipulação deste público.

Marketing Infantil - ConsumoExistem, basicamente, duas teorias em alta conta pelos estudiosos desse tipo de marketing:

A aprendizagem social: teoria que diz que aprendemos a consumir ao entrarmos em contato com nossos semelhantes e seus hábitos de consumo.

A teoria do desenvolvimento cognitivo: que diz que o desenvolvimento do consumo está mais relacionado ao desenvolvimento da criança em si do que a observação dos seus pares.

Para o desenvolvimento de produtos adequados também é essencial que um especialista nesta área conheça bem o desenvolvimento infantil e quais produtos são adequados a cada fase de desenvolvimento, pois assim consegue obter um melhor êxito nas vendas.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »