tumblr site counter

Marketing de Relacionamento



Segundo Gordon (1999, p. 16), marketing de relacionamento significa: o processo contínuo de criação e compartilhamento de valores com os clientes que a empresa escolhe para atender.

 

O Marketing de Relacionamento representa uma nova postura na interação entre uma empresa e seus clientes.

 

Ele pratica o conceito de fidelização do cliente. Investe, prioritariamente, na manutenção do cliente já conquistado, embora, é óbvio, não descarte a conquista do cliente potencial, porque esta cada vez mais difícil conquistar clientes novos e cada vez mais fácil perder os que já se possui.

 

Apóia-se em bancos de dados inteligentes que permitem um conhecimento mais profundo das demandas, expectativas e necessidades dos clientes, o que garante às organizações adequação na oferta de produtos e serviços aos seus consumidores.

 

O Marketing de Relacionamento visa estimular a lealdade à marca através da humanização do contato com os clientes, agora realizado a qualquer tempo, mesmo e sobretudo após a concretização do processo de venda.

 

No marketing de relacionamento as ações devem ser tomadas visando à manutenção dos clientes no médio e longo prazo.

 

O Marketing de Relacionamento permite a empresa lançar e projetar todas as suas ações, buscando dessa forma uma aproximação e uma maior integração entre cliente-empresa. Se a organização se preocupa com o bem estar do cliente e atende prontamente suas solicitações, ele certamente reconhece o valor e o esforço a ele disponibilizado, e possivelmente se tornará fiel a esta organização.

 

 

Um setor muito amplo dentro os setores do marketing, O relacionamento da com os demais setores que abrange desde o contato da empresa com os fornecedores e com seus clientes. E a estratégia que a empresa deve adotar pra consolidar relacionamentos duradouros, contribuindo efetivamente para um aumento de desempenho e para resultados sustentáveis.

 

Estar atento constantemente para a satisfação dos funcionários, e o nível de motivação dos mesmos é outro fator que o setor compreende. Um colaborador que trabalha satisfeito e motivado certamente contribuirá positivamente para um maior faturamento da organização, e transmitirá inconscientemente isso aos clientes que tiverem contato, assim como o funcionário insatisfeito pode se sentir desmotivado e influenciar negativamente na relação da empresa com o consumidor.

 

 

É importante identificar que os relacionamentos não começam e nem finalizam nas vendas, mas devem fazer parte e envolver todos os funcionários da organização, motivá-los e fazê-los perceber a necessidade de se manter e conquistar o cliente é essencial.

 

O relacionamento com o cliente é de responsabilidade da empresa; a empresa que visa crescer deve estar sempre atenta as observações, críticas e reclamações dos clientes. Muitas vezes as críticas podem ser utilizadas de forma positiva com sabedoria, sendo as mesmas transformadas em um diferencial, pois alguns clientes externam seus anseios e frustrações em relação ao estabelecimento, e algum fator mencionado como deficiência pode ser um diferencial competitivo em relação a outras empresas do mesmo segmento.

 

De acordo com os autores Peppers e Rogers (1994) a empresa que busca o sucesso deve se questionar continuamente sobre o que pode ser feito para aumentar as facilidades para seus clientes, enfim, o que pode ser feito pra que o cliente constate uma melhoria. Para que a empresa consiga atingir seu objetivo, gerar facilidades e bem estar ao cliente, ela deve buscar conhecê-lo cada vez melhor para saber de que forma poderá agir para suprir os desejos de tais clientes.

 

Os clientes se sentem valorizados quando a empresa cria programas de fidelização, o que gera muitas vezes um aumento no número de clientes e elevação também na carteira de clientes, pois muitos clientes em potencial se sentem estimulados a se tornarem usuários de tal serviço ou produto em evidência.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »