tumblr site counter

Liderança



De acordo com Chiavenato: “a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.”

 

Para ele a liderança é definida como “uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.

 

O verdadeiro líder tem a função motivadora, e deve também proporcionar a satisfação individual.

 

Uma vez motivados, os membros da equipe, devolvem naturalmente ao líder seu reconhecimento e aceitação como forma de lhe conferir a autoridade da qual necessita para desempenhar seu papel de dirigir pessoas.

 

Assim, a liderança é uma postura que pode ser aprendida e desenvolvida, pois Chiavenato (1992, pg. 160) diz que “[…] a habilidade de liderança não é nata. Nem privativa de alguns poucos superdotados. Ela tem de ser aprendida e incorporada ao comportamento do gerente para fazer parte do seu cotidiano de trabalho”. Percebe-se contudo que, com muito exercício e prática de treinamentos essa habilidade poderá trazer maior confiança quando necessária.

 

 

De acordo com Robert Katz, professor norte-americano e pesquisador do comportamento organizacional, a liderança demanda três competências essenciais:

 

* Habilidades Técnicas: aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Diz respeito à formação e ao conhecimento do líder, aquilo que você realmente sabe fazer.

 

 

* Habilidades Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas. Diz respeito à sua habilidade de relacionamento interpessoal: saber motivar, ser bom ouvinte, saber comunicar-se, formar equipes de alto desempenho, enfim, saber lidar com gente.

 

 

* Habilidades Conceituais: capacidade de analisar e diagnosticar situações complexas e, com base nelas, tomar decisões acertadas para o bem da empresa. Um indivíduo pode ter capacidade técnica e humana, mas pode fracassar como líder por causa da sua incapacidade de processar e interpretar racionalmente as informações.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »