tumblr site counter

Gestão Pública



É interessante percebermos a aplicação das palavras Administração e Gestão no cotidiano popular e como é empregado no sentido específico do que diz respeito ao Poder Público e as atribuições dispostas a estas palavras.

 

Na definição popular, que é a que encontramos nos dicionários de Língua Portuguesa é de que Administração e Gestão são palavras sinônimas, ou seja, que significam a mesma coisa e portanto, quando falamos “Estou administrando aquele dinheiro”, é exatamente o mesmo efeito de “Estou a gerir aquele dinheiro”. Até aí, tudo muito bem explicado e de fácil entendimento, correto? Não, quando se trata de Administração e Gestão Pública.

 

 

Métodos diferentes?

 

Não oficialmente, mas continuamente utilizado, o termo administração tem uma conotação diferente das tarefas da Gestão pública, sendo a administração estreitamente ligada aos temas clássicos como os atos do planejamento, da organização e controle, significando enfim uma maior ligação com os atos da administração.

 

Essa confusa divisão partiu de 1967, quando o decreto nº 200 fez o grande favor de tentar dar ao Estado a compreensão de atos que apenas são incitados e utilizados nas empresas privadas, em boa parte devido à grande quantidade de empresas sob seu controle, as estatais.

 

Após a crescente descentralização das empresas estatais o estrago já estava feito e o termo Gestão ficou ligado desta vez ao processo de privatização das empresas como “Nova Gestão”.

 

 

Conceito

 

A gestão pública caracteriza-se pela maneira pela qual são administrados os recursos para a produção de bens públicos. É vista sob todas as eferas do Poder Público, seja ela municipal, estadual ou federal, também não importando se é de cunho internacional ou se está a milhares de quilômetros daqui, num cenário internacional.

 

O Gestor público é visto como fator chave para o sucesso de uma administração pública, visto que é ele quem comanda a administração dos bens públicos a que foi designado e à ele cabe dar bom ou mal caminho aos recursos que ele dispõe em suas mãos.

 

Tendo em vista a importância desta função, há cursos de alto prestígio que formam estes profissionais, que podem assumir funções como direção e organização em órgãos públicos como Prefeituras, Secretarias de Governo, Coordenadorias, Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Assessorias de parlamentares e até em Organizações não governamentais.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »