tumblr site counter

Geomarketing – Conceito e Funcionamento



Geomarketing - ConceitoTambém conhecido como marketing geográfico é uma forma de marketing na qual os dados são lidos em sua relação com o espaço geográfico.

A partir da utilização de diversas ferramentas diferenciadas disponíveis é possível que seja feita uma análise das tendências do mercado, fazer o monitoramento das atividades da concorrência e com isso lançar as campanhas publicitárias corretas.

CONCEITO

Tendo em mãos diversos dados sobre o produto ou serviço de uma empresa e utilizando-se de softwares GIS é possível trabalhar sobre uma grande camada de dados diferenciados e sobrepostos para obter informações importantes georreferenciadas, permitindo assim que se desenvolvam campanhas que se enquadrem com a realidade de cada praça específica.

Se observarmos a história do desenvolvimento das empresas é sabido que praticamente desde sempre, principalmente as empresas que atendem à diversas localidades, foi necessário dividir e entender seu público de acordo com as particularidades regionais.

No entanto, para que seja feita com sucesso essa divisão de forma a conseguir uma optimização dos resultados, é preciso que se leve em consideração determinadas características relevantes para cada tipo de empreendimento para que seja feito um agrupamento correto.

Não de trata só de fronteiras e divisões territoriais e sim de se ter os dados corretos sobre seu público para que seja feita uma divisão territorial de acordo com padrões de consumo da forma mais refinada possível o que é cada vez mais acessível com o desenvolvimento do geomarketing.

FUNCIONAMENTO

Esse tipo de estruturação e análise de dados tem diversas aplicações práticas para as empresas, vejamos algumas:

Geomarketing - FuncionamentoEscolha do ponto comercial: a escolha do ponto comercial correto é essencial pra o sucesso de um empreendimento. Para tal é necessária a análise apurada do local para determinar se ele se enquadra ao produto/serviço que será oferecido.

O principais quesitos a serem analisados são: Infraestrutura urbana, ponto comercial, concorrência, dados demográficos, demanda do mercado.

PLANEJAMENTO DE MARKETING E ANÁLISE DE RESULTADOS:

Mapear a aceitação do produto dentro de uma área estabelecida

Controlar a relação dos preços com o consumo, verificando onde é possível trabalhar com preços maiores ou menores de acordo com as características locais.

Desenvolvimento de peças publicitárias que falem diretamente ao público de determinado local, tendo assim uma maior efetividade.

Permite uma melhor logística de distribuição ao se ter conhecimentos específicos sobre a demanda de cada local determinado, melhor distribuição dos pontos de venda, depósitos e centrais de distribuição e rotas de atendimento ao cliente.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Geomarketing – Conceito e Funcionamento, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »