tumblr site counter

G8 (Grupo dos 8) – O Que é, Países Membros e Objetivos



G8 - Grupo dos 8 - O Que éO movimento que culminou com a criação do G8 tem origem na crise do petróleo de 1973, e na recessão econômica mundial que ela causou.

Integram o G8 a França, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, a Itália, o Japão, o Canadá e a Rússia. Enquanto os seis primeiros participaram de todos os encontros desde 1975, o Canadá juntou-se aos demais no ano seguinte.

Já a Rússia foi formalmente admitida apenas em 2006, quando sediou a primeira reunião do G8 em seu território. O país, entretanto, já participava das conversas desde 1994, e foi aos poucos sendo recebido pelos outros sete, como um reconhecimento pelo esforço em abandonar a antiga economia socialista e implantar reformas democráticas.

Ao contrário do que se pensa, o G8 não reúne as oito maiores economias do mundo, e sim as auto-proclamadas oito mais industrializadas nações democráticas.

Apesar de o G8 tenha sido pensado para debater temas essencialmente econômicos, as discussões políticas passaram a fazer parte da pauta das reuniões já no fim dos anos 70. Questões macroeconômicas sempre estiveram presentes, como o comércio internacional, as relações entre as nações ricas e os países em desenvolvimento e os rumos da globalização.

No entanto, conversas sobre energia, terrorismo e problemas ambientais também se tornaram recorrentes. O último assunto discutido pelos integrantes do G8 é a redução da emissão de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento global.

G8 - Grupo dos 8 - Países MembrosPorém, o G8 não tem poder para garantir que todas as suas decisões sejam colocadas em prática. Seus líderes podem definir metas e elaborar políticas, mas o cumprimento dos projetos ali formulados é voluntário. Obtidas sempre a partir de um consenso, as determinações do grupo são assumidas por seus integrantes, mas nem sempre são levadas a cabo.

O G8 é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no movimento anti-globalização, que acusam o G8 de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência.

Em 2001 na cimeira anual, em Génova, um manifestante foi morto a tiro pela polícia. Em Portugal, a associação ecologista GAIA e um conjunto de cidadãos na Rede G8 desenvolveram iniciativas de oposição à do G8 em Rostock, no Norte da Alemanha, em 2007.

Além disso, os críticos do G8 acusam o grupo de representar os interesses de uma elite rica e minoritária, que deixa de lado as necessidades da maioria da população mundial.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.2/10 (6 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

G8 (Grupo dos 8) – O Que é, Países Membros e Objetivos, 7.2 out of 10 based on 6 ratings



Um Comentário »

  1. vitoria 26 de janeiro de 2016 at 17:09 - Reply

    muito bom, me ajudou muito no trabalho da escola, obrigada :)

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »