tumblr site counter

Estratégia Genérica de Diferenciação



Estratégia genérica de diferenciação é uma parte importante do planejamento estratégico de uma empresa e visa conseguir destacar o seu produto ou serviço diante de outros semelhantes à ele. Este conceito foi desenvolvido por Michael Porter e é essencial para o sucesso de uma empresa.

 

Funcionamento

 

Uma empresa pode se utilizar de diversas técnicas diferentes para diferenciar seu produto dos outros do mercado. Ela pode investir na diferenciação da imagem da marca, na tecnologia do produto, em seu projeto diferenciado, agregar diferentes serviços, por exemplo.

 

O objetivo é conseguir que o produto seja visto como único e incomparável diretamente a outro. E para tal é necessário que realmente exista um diferencial.

 

Conhecer o público consumidor e suas necessidades e anseios é fundamental para o sucesso nesse tipo de planejamento.

 

Com a aplicação correta dessa estratégia o consumidor ficará de tal forma ligado ao produto em questão que sempre optará por ele, exceto em caso de falta. A partir do momento em que se cria uma conexão real com uma marca o consumidor sempre buscará por ela.

 

O objetivo de qualquer empresa é que o seu produto se torne o chamado “produto referência”, aquele que todos se referem para designar determinado objeto ou serviço. Quando se consegue esse objetivo, é muito provável que mesmo que este produto tenha um aumento de preço superior à média dos produtos equivalentes o consumidor continue buscando-o.

 

É claro que existem também riscos envolvidos nessa estratégia.

 

Quanto mais avança a industria e a concorrência mais fácil se torna que uma empresa gaste fortunas para se diferenciar desenvolvendo os melhores produtos e outra simplesmente a copie, conseguindo para si uma grande fatia do mercado pois como investiu menos (não precisou investir em pesquisa) o seu produto final ficará mais barato do que o original o qual copiou.

 

Para evitar esse tipo de risco é necessário que cada vez mais, principalmente na atualidade com a tecnologia no seu estado de desenvolvimento, as empresas invistam em outros tipos de diferenciação que não só no produto em si e sim em valores agregados a ele e a sua imagem, apelando para questões subjetivas e serviços diferenciados.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Estratégia Genérica de Diferenciação, 9.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »