tumblr site counter

Endomarketing – O Funcionário Como Cliente



Na tentativa de otimizar seus recursos e destacar seus produtos e serviços no mercado, as empresas são levadas a adotar novas estratégias. O endomarketing surge da necessidade de se obter um profissional satisfeito dentro do ambiente de trabalho e motivado a alcançar os mesmos objetivos almejados pela empresa. Para entendermos a maneira como o endomarketing funciona, precisamos conhecer suas origens.

 

As técnicas utilizadas no endomarketing nascem da experiência de outras duas áreas administrativas. São elas o marketing e o RH. Ao endomarketing cabe convencer o funcionário das vantagens de empenhar seu potencial e energia em seu trabalho.

 

É aqui que entendemos seu ponto central e o motivo de ele ser chamado, muitas vezes, de “maketing interno”. Basicamente, o endomarketing “vende” os benefícios de se fazer parte da companhia, assim como o marketing anuncia os benefícios para quem adquire seu produto.

 

Do RH, por sua vez, o endomarketing traz o conjunto de informações sobre os empregados, o que será essencial para conhecer as necessidades e traçar medidas que visem satisfazer estes “clientes”.

 

Como podemos perceber, o endomarketing enxerga o funcionário como cliente e este precisa ser fidelizado.

 

Uma das ferramentas indispensáveis na proposta do endomarketing é a comunicação. Através dela, os diferentes setores da empresa dialogam para eliminar todo tipo de problema por meio do esforço colaborativo. Conhecendo melhor as etapas de um processo, o funcionário se vê como parte essencial de seu funcionamento. Ele passará a perceber que seu trabalho está diretamente ligado aos resultados da companhia.

 

Este tipo de abordagem é uma via de mão dupla, que traz bons resultados em diversos níveis da administração e fora dela. As condições apropriadas permitirão ao trabalhador aumentar seu rendimento em sua função, mantê-lo motivado, o que refletirá na melhoria da qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa ao cliente externo.

 

 

Autoria: Danilo Zamai

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »