tumblr site counter

Downsizing



O downsizing é uma metodologia bastante conhecida nas grandes organizações e é bastante praticada desde o seu início, em meados da década de 80, tendo como princípio a otimização de setores que não são tão produtivos na atualidade da organização como que na incorporação de seções que antes faziam uma burocratização do processo que poderia ser executado por uma única seção, se conjuntadas as duas que adiavam o processo.

 

Muitas empresas de grande porte se adaptavam bem à morosidade e a burocracia de seus processos, mas este quadro foi violentamente alterado quando a necessidade e a competitividade de mercado aumentaram, forçando às grandes empresas a equacionar prazos, preços e custos para terem um melhor desempenho no mercado.

 

 

Conceituação

 

O downsizing consiste basicamente na concentração do que a empresa sabe melhor fazer em suas fileiras, fazendo a eliminação de indivíduos, setores e processos que deturpem um melhor equacionamento de seus procedimentos.

 

Em suma, o downsizing é a verticalização de pontos em uma produção, seja eliminando pessoas que não tenham plena utilidade no processo, ou pelo remanejamento dos mesmos dentro de uma seção que foi incorporada por outra, sempre visando uma maior agilidade e melhor desempenho de custo e preço.

 

Quando se fala em redução, cortes e incorporações, podemos pensar que há um natural sobrecarregamento de postos, o que não deixa de ser verídico, mas aí entra um expediente que as empresas adotaram de contratar externamente, o outsourcing como é mais conhecida a prática.

 

Desvantagens

 

Apesar de ser uma prática altamente vantajosa para as empresas, uma vez que seus custos seriam reduzidos e a produtividade iria se concentrar realmente no filão mais rentável da organização, ainda é muito alto o índice de rejeição do downsizing, visto que é uma prática nociva do ponto de vista do material humano trabalhador. Sendo assim, o meio especializado do setor não se cansa de criticar as empresas que se utilizaram muito deste expediente.

 

História

 

O ponto de partida para o downsizing aconteceu no final da década de oitenta, principalmente baseado no rápido crescimento e desenvolvimento da tecnologia da informação e dos computadores, que anteriormente eram administrados por computadores de grande porte que demandavam grandes contingentes em torno de uma máquina isolada pelos microcomputadores, perfeitamente capazes de ser operados por um único profissional.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »