tumblr site counter

Decisão de Compra



Estamos cercados nas nossas vidas de rotinas, análises e processos. Se você reparar bem tudo o que você vai fazer tem um script pré determinada, uma maneira de agir, enxergar e realizar o que precisa ser feito e com o processo de Decisão de Compra não seria diferente. Aqui vamos tentar explicar como o consumidor chega até um determinado produto, bem ou serviço.

 

Fases de um processo de compra:

 

Existem cinco etapas principais num processo de compra, perfeitamente identificáveis e listadas no livro de referência “Marketing Manegement”, onde há 40 anos atrás dizia-se que uma compra se subdividia em:

 

– Identificação da necessidade: é o momento que, independente da causa que tenha precipitado o fato, é percebida a necessidade de que se adquira um bem, produto ou serviço.

 

– Estudo de possibilidades: é a fase em que o consumidor procura informações sobre o objeto que pretende adquirir, aglomerando essa informação é que ele encontrará os prós e contras de cada opção, seguindo o processo de compra.

 

– Avaliação das alternativas: concluída a fase anterior, segue o passo natural, que é a análise sobre as vantagens e desvantagens que cada alternativa oferece, caso ele venha a escolhê-la com opção de compra.

 

– Decisão de compra: uma vez estudadas as possibilidades do objeto que pretende adquirir, segue o ato da compra, onde o consumidor ainda tentará conseguir o alvo de seu desejo por um preço melhor do que oferecido no mercado, a tradicional barganha.

 

– Comportamento pós compra: É a fase onde o consumidor inclina a utilização do bem adquirido, expandindo o seu conhecimento sobre a mercadoria para obter a máxima performance do mesmo.

 

 

Um pouco de marketing:

 

Hoje, com a popularização da Internet, temos nos buscadores uma potencial arma de divulgação de portfólios, seja qual for a intenção de compra.

 

Isso é extremamente intrínseco ao ser humano, pois quando olhamos para um anúncio de algo e aquilo nos interessa, estamos expressando nossa vontade e demonstrando que estamos querendo conhecer mais sobre o objeto e, assim, quem investe mais em propaganda está à frente, pois links patrocinados podem oferecer ao consumidor o caminho mais rápido e construir uma imagem estrutural mais forte do seu produto ao consumidor final, encurtando muitas vezes passos descritos logo acima e finalizando a aquisição.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »