tumblr site counter

Data Warehouse



Um conceito muito comentado nos dias de hoje é o de Data Warehouse, mas, da mesma maneira que há muita conversa em torno deste assunto, há também uma enorme quantidade de pessoas que não sabem do que se trata, e, a intenção deste artigo é tornar claro a todos, de maneira rápida e objetiva, um conceito sobre o termo para a familiarização de quem possa interessar.

 

 

Definições

 

Como a maioria deve ter pensado, sim, é um termo proveniente de informática, muito utilizado no ambiente de desenvolvimento de software. Embora não seja utilizado desta forma, a tradução do termo técnico em português significa algo como “depósito de dados”, mas, se for utilizar numa conversa, utilize o termo em inglês mesmo.

 

A atribuição principal do Data Warehouse é a distribuição inteligente das informações dentro de um banco de dados, seja qual for a aplicação ou utilização que essa informação venha ter, seja ela de uma única ou de diversas fontes.

 

Esse agrupamento inteligente de informações é muito indicado e intermitentemente discutido quando o assunto é a Dinamização da Informação no Bussiness Inteligence.

 

 

Resultados

 

O Data Warehouse é maravilhoso quando se pensa na dinamização e facilitação do uso da informação dentro de uma organização, uma vez que este processo filtra a informação de uma tal maneira que torna desnecessária a tradicional forma de utilização da informação, quando há uma série de consultas para que se faça um cruzamento destes dados e somente depois disso é que se encontram os resultados.

 

Melhor ainda é o processo quando trabalhado da maneira para qual ele é projetado, ou seja, com um enorme fluxo de informação e bastante abrangência de dados históricos, num sistema transacional de dados, que é aquele que faz toda a captura dos acontecimentos e ocorrências dentro das empresas.

 

Este tipo de atividade é crucial para que sejam analisados eventos ocorridos no presente e que já ocorreram no passado, afim de evitar erros anteriores. Para isso serve o Data Warehouse.

 

Aceitação

 

Assistimos dentro do mercado a um aumento gigantesco da adoção de sistemas empresarias, tornando uma avalanche de dados a conseqüência natural desta ação.

 

Como tudo funciona numa imensa engrenagem, todo uma nova consciência foi criada para atender o novo momento que se gerava, incluindo uma nova geração de Banco de Dados, mais robusta e com melhores capacidades.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »