tumblr site counter

Crescimento Econômico – Vantagens e Desvantagens



Crescimento e Desenvolvimento EconômicoO crescimento econômico é calculado através da variação do PIB (produto interno bruto) e sua relação com o crescimento demográfico de um país em determinado espaço de tempo. Ele é calculado em porcentagem.

Crescimento econômico é a capacidade dos países ou regiões de gerar riqueza, a fim de promover e manter a prosperidade e o bem-estar social ou econômico dos seus habitantes.

É resultado do bem-estar da população, tais como os níveis de educação, saúde, entre outros.

DIFERENÇAS ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

É importante diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico. Enquanto o primeiro se refere ao PIB, o desenvolvimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação.

O crescimento econômico não leva em conta o que acontece com a distribuição de renda. Geralmente considerada que uma distribuição de renda mais progressiva implica em um maior bem-estar da população. Apesar de tudo isso, a medida do crescimento econômico é muito útil para analisar muitos aspectos da economia e da política econômica.

Uma economia em crescimento, proporciona condições para as pessoas desfrutarem de melhores padrões de vida e para encontrarem uma maior oferta de trabalho.

VANTAGENS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Um crescimento elevado é sempre o desejado pelas autoridades políticas e a população de um país. Dentre as vantagens que ele gera, estão:

Padrão de vida: Medida por um aumento na renda nacional real per capita da população. Um alto crescimento econômico melhora o padrão de vida de uma população.

Efeitos sobre o emprego: O crescimento estimula o aumento do emprego. Uma taxa elevada gera uma grande queda do desemprego e um aumento no número de pessoas empregadas.

Receita Fiscal: O crescimento econômico tem um efeito positivo sobre as finanças do governo aumentando as receitas fiscais e fornecendo ao governo o dinheiro extra para financiar seus projetos.

Crescimento da confiança empresarial: O crescimento econômico normalmente tem um impacto positivo sobre os lucros das empresas, uma boa notícia para o mercado de ações e também para o crescimento das pequenas e médias empresas. 

DESVANTAGENS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Crescimento Econômico - Vantagens e DesvantagensExistem algumas desvantagens em uma economia em rápido crescimento. As duas principais preocupações são em primeiro lugar que o crescimento pode levar a um aumento da inflação e, segundo, que o crescimento pode ter efeitos nocivos sobre o meio ambiente, com consequências potencialmente duradouras para as gerações futuras.

Risco de inflação: se a economia cresce muito rapidamente, há o perigo da inflação fugir ao controle do governo e consequentemente elevar os preços para os consumidores.

Preocupações ambientais: O crescimento pode causas graves danos ao meio ambiente. Um rápido crescimento da produção e do consumo pode criar por exemplo, um aumento de ruído e qualidade do ar decorrentes da poluição do ar e os congestionamentos rodoviários. Estes fatores podem reduzir o bem-estar social. Exemplos incluem a destruição de florestas tropicais, e da vegetação nativa através da construção de novas estradas, hotéis, centros comerciais de varejo e parques industriais. Muitos economistas e ambientalistas estão muito preocupados com o impacto que o rápido crescimento econômico pode ter sobre os nossos recursos naturais e o meio ambiente.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.4/10 (18 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +6 (from 8 votos)

Crescimento Econômico – Vantagens e Desvantagens, 7.4 out of 10 based on 18 ratings



Deixe Seu Comentário »