tumblr site counter

Conceitos de Marketing



Entende-se por marketing o conjuntos dos processos que permitem que as pessoas consigam o que precisam ou desejam através da criação e troca de valores e produtos com outras pessoas e através disso o mercado buscará suprir a demanda pelos produtos e serviços cobiçados pelas pessoas.

 

Segmentos de marketing

 

Há, basicamente, dois segmentos dentro do marketing:

 

Macromarketing: como um processo social, esse segmento extrapola as fronteiras de uma empresa específica, sendo um grande fluxo que visa suprir com bens e serviços às demandas do mercado consumidor.

 

Micromarketing: é o movimento que uma empresa em específico faz com o objetivo de antecipar as necessidades que terão os consumidores de determinado segmento.

 

 

Desenvolvimento do marketing

 

O marketing acompanha o movimento da sociedade, se moldando a realidade do momento. O que encontra espaço hoje não é o mesmo que encontrará amanhã e assim por diante.

 

Tem seu desenvolvimento consciente a partir do fim da Segunda Grande Guerra, quando profissionais começam a se dedicar exclusivamente a estratégias de como conseguir vender melhor que seus concorrentes.

 

É a partir da década de 1970 que todas as grandes empresas começam a ter departamentos de marketing, que não é mais uma opção e sim uma necessidade para sua sobrevivência.

 

 

Filosofias sobre o marketing

 

Existem cinco filosofias importantes sobre o marketing:

 

Conceito de marketing: só através do conhecimento da sociedade que podemos saber quais os produtos e serviços necessários para suprir suas necessidades.

 

Conceito de produto: para um produto ser bom ele precisa ter a melhor qualidade, desempenho e que traga algum tipo de inovação, para se destacar dos demais.

 

Conceito de produção: responde ao problema de como produzir mais, mais rapidamente e com custos menores.

 

Conceito de vendas: é necessário saber adequar as vendas aos desempenho do produto, sendo que um produto que tem uma dificuldade de venda necessita de promoções e estímulos para compra em grande quantidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


2 Comentários »

  1. LeadLovers 22 de janeiro de 2016 at 20:30 - Reply

    Realmente muito bom o conteúdo.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. JACQUELINE AMARAL LUCENA 15 de agosto de 2016 at 19:32 - Reply

    O macromarketing é exclusividamente voltado para as organizações filantropicas?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »