tumblr site counter

Certificado ISO 9001 – Do Surgimento à Aplicação



Logo após a industrialização tornar-se uma realidade, estratégiasque melhorassem o rendimento dos processos industriais e a qualidade dos produtos começaram a ser desenvolvidas.

 

Com esta finalidade, a ISO ou International Organization for Standardization aparece como órgão regulador em 1946, mas começa oficialmentes suas atividades no ano seguinte.

 

É importante notar, porém, que o controle de qualidade nos processos industriais já era utilizado desde o começo do século XX, com outras entidades de regulamentação. A última a desempenhar este papel interrompeu suas atividades com o início da Segunda Guerra Mundial (1939), dando lugar à atual Organização Internacional para Padronização.

 

Esta mesma organização será responsável por estabelecer as novas diretrizes que buscam um padrão de excelência para os processos da industria. O certificado ISO 9001, atualmente tão almejado por qualquer empresa, é cedido aos empreendimentos que seguem à risca essas diretrizes.

 

Esta certificação é uma das muitas edições deste selo de qualidade. A primeira edição, de 1987, visava a padronização no âmbito internacional, por conta da crescente globalização. Esta foi seguida, mais tarde, por novas versões do selo nas décadas de 1990 e 2000.

 

O ISO 9001 foi criado em 2008; ele é, portanto, o resultado contínuo da busca por aprimoramento nos processos industriais, em sua versão mais atualizada.

 

A fim de receberem o certificado, hoje as empresas procuram se adequar às normas estabelecidas pela Organização Internacional de Padronização. O ISO 9001, que é reconhecido em cerca de 157 países, confere aos seus serviços e produtos a excelência que o mercado exige.

 

Para isso, a empresa passa por uma auditoria externa, que comprovará ou não se as especificações estão sendo aplicadas. São levados em conta critérios que avaliam todos os setores da empresa, desde a chefia até os equipamentos utilizados.

 

Autoria: Danilo Zamai

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »