tumblr site counter

Buzz Marketing



Buzz MarketingO buzz marketing é uma estratégia de marketing que visa conseguir que o serviço, produto ou empresa seja divulgada de pessoa para pessoa, numa evolução do chamado marketing chamado boca a boca.

 

O nome “buzz” vem do som das abelhas em inglês, ou seja, ouvir a ideia a ser divulgada zumbindo, formar um burburinho sobre o tema e deixá-lo ressoando por todas as partes, a partir da divulgação espontânea feita pelas pessoas certas.

 

Como funciona?

 

As ideias que se espalham pelo segmento de interesse, sendo ou não planejadas por alguém representam o que é essa forma de marketing.

 

Como hoje em dia o consumidor está cada vez mais resistente às formas tradicionais de divulgação, em função do excesso de informações as quais estamos sujeitos os profissionais da área de publicidade tem um desafio enorme de como fazer uma ideia chegar e ser assimilada pelas pessoas.

 

Para resolver essa questão criaram-se estratégias de fazer a marca penetrar os formadores de opinião corretos e a partir de então entrar na vida das pessoas, de forma planejada e com resultados mensuráveis, ainda que pareça aos consumidores que isso ocorreu de forma natural.

 

Existem seis pilares que sustentam o funcionamento dessa estratégia: a causa, o conceito, os eleitos, a fixação da ideia, a divulgação e o desequilíbrio.

 

O objetivo é contaminar as pessoas com a ideia, como acontece numa epidemia, ideia certa, no lugar certo, no momento certo com o vetor certo. Sem esses elementos mesmo a melhor das ideias pode morrer sem nunca vingar.

 

Escolher o eleito (o agente contaminador), ou seja, a pessoa certa para difundir uma ideia é o mais importante. Ele precisa ser alguém influente e popular em seu meio. Que tenha facilidade em difundir novas ideias e seja seguido por um grupo significativo de pessoas.

 

O perfil principal de pessoas que deve ser escolhido está entre os experts no assunto em questão.

 

Existem experts em todas as áreas e é preciso identificar aquele que represente ao público um expert na área desejada. Tem que ser aquele que as pessoas buscam saber a opinião antes de tomar decisões.

 

Também é possível utilizar vendedores de ideias que trabalham em troca de algum pagamento difundindo a ideia, ao contrário do expert que não deve ser comprado com o risco de perder seu poder de influência.

 

Tendo em mãos as pessoas corretas é preciso compreender a forma e a fluidez de comunicação deste meio para melhor compreendê-lo e seja possível fazer a informação fluir. Hoje em dia com a internet é mais fácil a comunicação entre as pessoas o que possibilitou um grande salto para o buzz marketing.

 

No entanto, se a qualidade da ideia não for boa ela facilmente será esquecida, portanto, para garantir sua fixação a qualidade ainda é de extrema importância, senão ela terá um período de vida curto.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »