tumblr site counter

Análise de Demonstrações Contábeis



Análise de Demonstrações Contábeis - ConceitoO objetivo inicial de uma análise de demonstrações contábeis é avaliar os níveis de liquidez de uma empresa.

As análises de demonstrações contábeis são popularmente conhecidas como análises financeiras.

No entanto, uma análise de demonstrações contábeis tem que ir para além de somente analisar a liquidez da empresa e conseguir fazer um profundo diagnóstico da situação financeira da empresa.

Esses diagnósticos devem ser feitos a partir da análise gerada pela Contabilidade Financeira, sejam eles os demonstrações contábeis patrimoniais, análise de resultados e demais demonstrações contábeis que se fizerem necessários no caso específico, dando preferência à utilização que será feita por terceiros.

O ANALISTA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Dentro de uma empresa que tenha porte para haver, é importante que haja um profissional que seja responsável especificamente pela análise dos demonstrações contábeis, um analista de demonstrações contábeis.

Após analisar cuidadosamente os demonstrações contábeis este profissional deve escrever um relatório, no qual estará incluído a análise da estrutura e da composição patrimonial da empresa, juntamente com o levantamento dos índices que o fizeram chegar àquela conclusão determinada.

Estes relatórios podem servir para a empresa internamente e também para a publicação e divulgação de resultados à terceiros interessados.

Um analista de demonstrações contábeis deve ser sempre um profissional formado em contabilidade, só ele tem a habilitação para execução desta função.

O analista de demonstrações contábeis tem que ter certeza que os dados apresentados a ele para a realização de demonstrações contábeis são dados reais que representam de fato a realidade da empresa ou entidade, para que a análise de balanço possa ser feita corretamente.

REALIZAÇÃO DA ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Para a realização das análises de demonstrações contábeis o contabilista precisa seguir diversas normas. Estas normas a seres seguidas são estabelecidas pela NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade), na Lei de Sociedades por Ações, em Normas do Banco Central para o Sistema Financeiro, no Regulamento do Imposto de Renda e na Comissão de Valores mobiliários.

Como todas essas normas tem que obrigatoriamente ser observadas, o primeiro passo do contabilista é verificar se elas foram obedecidas para o estabelecimento dos documentos de balanço.

Análise de Demonstrações Contábeis - Como FazerInclusive, é de importância fundamental que se verifique se foram cumpridas as normas em relação à auditoria operacional, financeira, tributaria e fiscal, sem as quais não podem ser emitidos os documentos de balanço.

A ANÁLISE DE BALANÇO PODE SER DIVIDIDA EM:

1) Análise Contábil;

2) Análise Financeira;

3) Análise de Alavancagem Financeira;

4) Análise econômica.

A partir da análise deste conjunto de documento é que é possível ao analista de balanço desenvolver seu relatório de análise de demonstrações contábeis de uma determinada entidade.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »