tumblr site counter

Análise das Estruturas de Mercado



O Que é Análise das Estruturas MercadoPara que possamos realizar uma análise das estruturas de mercado que estão estabelecidas em nossa sociedade é preciso, primeiramente, que saibamos do que se tratam as estruturas de mercado propriamente ditas.

AS ESTRUTURAS DE MERCADO

As estruturas de mercado são as formas nas quais as empresas se relacionam dentro de determinado mercado, de determinado setor, seja um setor produtivo ou não.

Existem diferenças entre as formas que se relacionam os mercados no setor produtivos e no setor de bens e serviços, assim sendo, estabelecem-se diferentes relações de mercado.

No mercado produtivo as diferentes estruturas são encontradas: mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.

No mercado de bens e serviços as estruturas que estabelecem-se são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

Agora vamos entender cada uma dessas relações separadamente e seus efeitos no mercado.

MONOPÓLIO

Considera-se monopólio quando uma única empresa produz um determinado produto, não há produtos semelhantes no mercado e há uma grande barreira para a entrada de empresas concorrentes no meso ramo para produzir o produto ou um semelhante.

As barreiras são estabelecidas de três formas, a saber: monopólio natural ou ouro (quando aquela empresa investiu e desenvolveu o produto e há dificuldade para que outras consigam o mesmo, tendo que passar pelo mesmo processo), proteção de patentes (quando registra-se o produto em órgãos de proteção à patente e só esta empresa, então, tem o direito de produzi-lo) e controle sobre o processo de distribuição das matérias primas necessárias à produção e/ou tradição no mercado.

Um monopolista tende a achar e agir como se fosse se manter sempre nesta condição.

CONCORRÊNCIA IMPERFEITA

As principais características que designam uma concorrência imperfeita é um mercado no qual há um grande número de empresas produzindo determinado produto, sendo que cada empresa produz o seu próprio produto específico, sendo todos semelhantes entre si e de uso próximo, as empresas tendo determinado controle sobre os preços de seu produto, tendo em vista que eles tem diferenciações e o consumidor escolherá pela sua preferência.

Análise das Estruturas Mercado - CaracterísticasMuitas empresas tendem a entrar para este mercado, pois no início alcançam-se lucros altos, no entanto, a médio prazo, os lucros tendem a atingir um padrão normal e não se torna mais interessante para a entrada de novas empresas.

OLIGOPÓLIO

O oligopólio pode existir no mercado em duas principais apresentações: o oligopólio competitivo, onde um pequeno número de empresas detém o domínio em um setor com um grande número de empresas; e o oligopólio concentrado, quando há um pequeno número de empresas no setor.

As empresas dominantes conseguem fixar preços e termos de funcionamento daquele setor do mercado. Tem funcionamento semelhante ao do monopólio e tendem a permanecer com lucros extraordinários desde que o oligopólio não seja quebrado e outras empresas consigam concorrer igualmente dentro desse mercado.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 4.7/10 (7 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votos)

Análise das Estruturas de Mercado, 4.7 out of 10 based on 7 ratings



Deixe Seu Comentário »