tumblr site counter

Administração Financeira e Orçamentária



PROF. PEDRO MARLUS C. DE A. ESTRELA

 

DECISÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

 

 

 

O administrador financeiro deve se preocupar com três tipos básicos de questões:

 

 

 

– Orçamento de Capital –

 

É o processo de planejamento e gerência dos investimentos a longo prazo da empresa. O administrador financeiro procura oportunidades de investimentos onde o custo de aquisição é inferior ao retorno deste investimento.

 

 

 

– Estrutura de Capital –

 

Refere-se a combinação específica entre capital de terceiros a longo prazo e capital próprio que a empresa utiliza para financiar suas operações. O administrador financeiro deve se preocupar com duas coisas: qual o montante que a empresa deve tomar emprestado e qual a fonte mais barata de fundos para a empresa?

 

 

 

– Administração do Capital de Giro –

 

São os ativos e passivos a curto prazo da empresa.

 

 

 

MODALIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS

 

 

 

– Firma individual

 

É a empresa que pertence a uma única pessoa. O proprietário tem direito a todo o lucro gerado na empresa, mas responde ilimitadamente por ela, inclusive com os bens pessoais.

 

 

 

– Sociedade por quotas

 

É similar à Firma Individual, exceto pelo fato de que existem dois ou mais donos (sócios). A divisão dos lucros é descrita no contrato da sociedade. Todo lucro é tributado como rendimento da pessoa física dos sócios, e o montante do patrimônio líquido que pode ser obtido e limitado à riqueza agregada dos sócios.

 

As principais desvantagens dos dois tipos de sociedades acima descritas: responsabilidade ilimitada; vida limitada da empresa e; dificuldade de transferência de propriedade.

 

 

 

– Sociedades por ações

 

Consiste em uma entidade legal separada e distinta de seus proprietários e possui muitos dos direitos, obrigações e privilégios de uma pessoa de verdade. Elas podem tomar dinheiro emprestado e possuir imóveis, podem processar e ser processadas e podem firmar contratos. Pode até ser sócio e outra sociedade. É complicado a formação de uma Sociedade por Ações. É necessário a preparação de um documento de incorporação e um estatuto.

 

Neste tipo de sociedade, os acionistas e administradores são grupos distintos. Aqueles elegem o conselho de administração, que por sua vez escolhem os administradores.

 

A Sociedade por ações apresenta inúmeras vantagens, como a facilidade de transferência de propriedade, a vida da empresa (pode ser indeterminada), podem tomar dinheiro emprestado no nome da empresa, etc.

 

 

 

OS OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

 

– Maximização de lucros.

 

– Maximizar o valor corrente de cada ação existente.

 

 

 

O PROBLEMA DE AGENCY

 

Será que os administradores agirão de acordo com os interesses dos acionistas?

 

Problema de Agency – a possibilidade de haver conflito de interesse entre os proprietários e os administradores da empresa.

 

Um exemplo do problema de agency: os donos da empresa (acionistas) gostariam de realizar um investimento que aumentaria o preço da ação, mas é muito arriscado.

 

 

 

Motivos para os administradores agirem de acordo com o interesse dos acionistas:

 

Remuneração dos administradores – incentivos financeiros significativos para aumentar o valor da ação.

 

Controle da empresa – os acionistas insatisfeitos utilizam a disputa de procuração para substituir os administradores. Procuração é um instrumento que dá direito de voto à terceira pessoa.

 

 

 

Os interessados nas Sociedades por ações não se resume em acionistas e administradores. Há também outros grupos de interessados: empregados, clientes, fornecedores, governo e bancos. O grupo de interessados são chamados de Stakeholders.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Administração Financeira e Orçamentária, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »