tumblr site counter

Administração e Administrador



O Que é AdministraçãoA administração é uma profissão que consiste em controlar e gerenciar empresas públicas ou privadas com o objetivo de conseguir o melhor desempenho possível das mesmas. Com objetivos podemos entender: conseguir maiores lucros e melhor produtividade dentro das condições dadas.

Para a existência da administração é preciso que haja uma empresa, de qualquer porte e tipo de organização, física ou não que precise ser organizada e controlada.

Esta profissão tem sua gênese na época da Revolução Industrial quando as empresas passaram a adquirir portes maiores e a questão da obtenção da maior margem de lucro possível para uma empresa tornou-se central para que esta pudesse sobreviver dentro de um mundo onde impera a concorrência.

Sempre que novos problemas surgem, precisando, com isso, de novas soluções, é necessário que sejam criadas novas profissões. É claro que elas não surgem magicamente formatadas e prontas como as conhecemos em dias de maturidade.

No início a administração era exercida por profissionais que antes ocupavam outros cargos e não tinha um embasamento teórico próprio nem uma linha clara como vemos nos dias de hoje.

O QUE É SER UM ADMINISTRADOR?

Para ser um administrador, segundo Fayol, é preciso que os seguintes requisitos sejam cumpridos: organizar, planejar, controlar, comandar e coordenar. Essas palavras formam uma sigla muito conhecida pelos administradores: POCCC.

Estes princípios foram revistos pelos economistas neoclássicos, entre os quais podemos destacar Peter Ducker, e hoje são conhecidos como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Essa mudança ocorre porque houve um releitura das funções de coordenar e comandar, que hoje são vistas como uma só função, a de dirigir que está diretamente relacionada com o conceito de liderança, essencial para qualquer um que deseje ser um administrador competente.

Hoje são conhecidas como as principais funções de um bom administrador (que também é um bom líder) as seguintes atribuições: Fixar metas, solucionar problemas, analisar e conhecer os problemas para poder solucioná-los, organização e alocação de recursos, negociação, comunicação, direção, motivação, liderança, tomada de decisões rápidas, mensuração e avaliação das respostas conseguidas.

O Que é AdministradorPara que se consiga ser um bom administrador e desempenhe bem suas funções é necessário que ele tenha um bom embasamento teórico nas teorias da administração.

Essa formação tem que ser permanente. Um bom administrador conhece bem a conjuntura econômica internacional e ser especialista no nicho no qual atua, para que consiga dar respostas coerentes com a sua realidade corporativa.

É uma profissão muito dinâmica, que requer uma grande presença de espírito para conseguir lidar com os problemas da empresa, resolvê-los, motivar os trabalhadores, mesmo quando estes vivem em condições de trabalho precárias e ainda assim conseguir cumprir metas de crescimento empresarial para que a empresa a qual representa tenha êxito em um mercado altamente competitivo do mundo em que vivemos.

É preciso que o administrador conheça profundamente cada etapa do processo de produção da empresa para conseguir identificar quais processos estão funcionando com êxito e quais precisam ser melhorados, onde é possível cortar custos, onde é preciso investir, analisando e avaliando sempre se as ações sugeridas estão sendo implementadas e se tiveram êxito e criando novos caminhos para o sucesso empresarial.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »