:: Administração & Economia

Administração de Vendas

Conceito

 

Administração de vendas compreende planejamento, organização, controle de execução e análise de resultados de todas as atividades exercidas pela equipe de marketing para posicionamento de produto no mercado e consequente venda do mesmo. Envolve promoção, propaganda e merchandising.

 

O vendedor

 

O vendedor é o responsável por fazer a venda de produtos de uma organização, seja para outras empresas, seja para consumidores finais. O trabalho de venda é mais do que uma simples oferta de produtos: é necessário conhecer o tipo de cliente, qual e seu comportamento no mercado, quais são suas expectativas quanto ao produto.

 

Além disso, é preciso ter habilidades de negociação, conhecer bem o que está sendo oferecido e saber argumentar em caso de possíveis objeções.

 

A organização das vendas

 

A administração de vendas exerce um papel estratégico dentro da organização, pois é responsável direta pela geração de divisas. Cabe a esse departamento organizar quais produtos serão vendidos, quais serão os clientes focados, qual o tipo de mercado visado.

 

Para cada tipo de negócio e para cada mercado a ser trabalhado, a organização deve ter uma equipe de vendas composta por vendedores bem preparados para realizar as negociações.

 

Ou seja, também cabe à equipe de administração de vendas gerenciar os vendedores, estabelecer as metas e acompanhar os resultados diariamente.

 

Autoria: Fabiana Stin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *