tumblr site counter

Acordo de Bretton Woods



O Que Foi o Acordo de Bretton WoodsANTECEDENTES DO ACORDO DE BRETTON WOODS

Foi em julho de 1944, quando o fim da Segunda Grande Guerra e a derrota da Alemanha já estavam determinado que se reuniram nos Estados Unidos, na cidade de Bretton Wood, estado de New Hamphire nada menos que 730 representantes de 44 países do mundo para estabelecer os novos parâmetros de funcionamento do capitalismo no pós-guerra.

Ao final da guerra já era claro que os EUA sairia como potência dominante, processo que já estava se desenrolando desde o fim da Primeira Grande Guerra.

Como sua economia imperialista havia se tornado hegemônica, principalmente por não ter sido devastada como diversos países da Europa, tinha condições de ditar parâmetros de funcionamento da economia mundial.

O cenário ideal é que eles pudessem garantir seu domínio da economia mundial dentro de um quadro onde não houvesse riscos de flutuações como na crise de 1929. Foi através deste encontro que assinaram o contrato de validação da hegemonia deste país.

DECISÕES DE BRETTON WOODS

Foi neste encontro que definiu-se o dólar como a moeda forte internacional que serviria de parâmetro para todas as outras. Sendo parâmetro, a partir daquela data, todas as trocas internacionais seriam estabelecidas em dólar.

Não foi sem garantias que esse acordo foi feito: o governo dos EUA garantiria que houvesse lastro em ouro para todo dólar circulando no mundo.

Neste mesmo encontro cria-se o Fundo Monetário Internacional (FMI) que seria um divisor de águas em relação ao funcionamento do imperialismo dos EUA, já que, a partir da criação deste organismo de apoio internacional poderia estabelecer regras de funcionamento das economias nacionais como pré-requisito para fazer empréstimos.

Quando de sua criação, o FIM objetivava ser um fundo para a reconstrução dos países que haviam sido destruídos com a guerra, mas claro que estes objetivos segundos já estavam implícitos em sua gênese.

A REALIDADE POR TRÁS DE BRETTON WOODS

Com essa aparência de preocupação internacional na reconstrução dos países destruídos e busca de melhores caminhos para a economia mundial, Bretton Woods foi, em verdade, o momento onde os EUA assinou sua hegemonia econômica e política sobre os demais países do globo.

Acordo de Bretton Woods - FatosOs países que confiaram nos termos do acordo levaram um grande choque – assim como toda a economia mundial – quando, em 1971, o então presidente dos EUA Nixon acabou com a convertibilidade obrigatória do dólar em ouro.

Ou seja, com este ato os EUA estaria autorizado a imprimir moeda sem nenhum tipo de lastro ou relação com os valores reais produzidos pelo país.

E, sendo a moeda norte americana a referência para todas as moedas no mundo, não havia um efeito imediato para a economia americana tal medida, como ocorreria se um outro país começasse a imprimir moeda sem lastro-dólar equivalente.

Além disso logo o FMI se mostrou um mecanismo de controle das economias alheias e não um fundo de auxílio, levanto a política econômica de interesse dos EUA para todos os países que solicitavam seu auxílio, fazendo dos EUA o imperialismo mais interventor da história, o que ocorre até os dias de hoje.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Nicola Filardo 21 de dezembro de 2012 at 19:11 - Reply

    Questão de contingência: os EUA entraram na guerra cujo cenário foi Europeu, cujas economias restaram destruidas.
    Que país poderia bancar a conversibilidade, qualquer que fosse, além dele ?
    A hegemonia caiu em seu colo: um país jovem, sem experiência na política internacional, que não sentiu o peso da tarefa pois tinha um mundo carente de transações em ambiente de oferta quase inexistente, a não ser a americana.
    A falta de experiência contou pouco perto da inaptidão revelada pelo país do big stick – soube-se, então, que esta era a única arma de “mediação” dos conflitos espalhados pelo mundo. Só restou ao gigante ajoelhar-se aos pés dos industriais da morte. Pobres de nós!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »