tumblr site counter

A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda



Teoria Geral do Emprego, Juro e Moeda - LivroA teoria geral do emprego, do juro e da moeda é o título de um livro escrito pelo economista britânico, John Maynard Keynes. A primeira publicação deste livro foi em 1936 e é uma obra de referência, principalmente para os estudos de macroeconomia.

Keynes é um economista que defende uma postura diferenciada entre os liberais, no qual se inspirou para o desenvolvimento de sua obra, tendo com este livro desafiado diversos conceitos em voga na época pelos economistas clássicos. Analisou os grandes ciclos econômicos e o valor que se estabelecia com as políticas monetária e fiscal.

Diferente dos outros liberais, Keynes percebeu que nem sempre a economia se auto regularia, tendo em vista que o objetivo dos empresários era conseguir cada vez mais dinheiro e não trabalhar pelo desenvolvimento da economia, sendo assim, era preciso que o Estado tomasse partido dentro dessa mediação para que fosse possível manter um equilíbrio entre os interesses dos entes participantes da sociedade.

Keynes inaugura, entre os liberais, a visão macroeconômica, analisando os ciclos da economia e seu fluxo como um todo e não de casos específicos.

SUAS TEORIAS

Para o autor o mercado nem sempre conseguiria se regular naturalmente, ou seja, nem sempre a oferta cria sua própria demanda.

Poderiam haver momento de crise de superprodução, quando a produção de determinado ou determinados produtos seria muito superior ao consumo, causando uma crise como ocorreu nos EUA em 1930.

Neste períodos onde o mercado não conseguisse se regular sozinho durante os períodos recessivos, que estariam relacionados aos entesouramentos das poupanças. Neste movimento era necessário que o Estado garantisse déficits fiscais que aumentassem a demanda efetiva e com isso conseguir garantir uma situação de pleno emprego.

Seu interesse central era compreender os ciclos e flutuações dos empregos e renda, questão de preocupação central dos economistas durante todos esses anos.

Para realizar seu estudo Keynes centrou-se na análise da flutuação da renda que era, segundo ele, o ponto central para compreender inclusive a questão da flutuação dos empregos.

Esta linha de raciocínio era completamente diferente do que haviam feitos os economistas que o antecederam.

Muitos defendem que o objetivo de todo o estudo realizado por Keynes seria de compreender as causas do desemprego periódicos e encontrar saídas e curas para essa síndrome cíclica.

Teoria Geral do Emprego, Juro e Moeda - KeynesPara o autor o capitalismo é, sem dúvidas, o sistema de produção mais eficiente que a sociedade já conheceu e, quando defende que o estado deve sim intervir em alguns momentos na economia, não tem por objetivo defender o fim do capitalismo ou uma outra saída e sim promover um processo regulatório para manter o capitalismo funcionando de forma saudável e garantir que ele sobreviva.

Seu objetivo é aperfeiçoar o capitalismo, unindo com os ideias liberais um chamado altruísmo social, que busque resolver o problema do desemprego (que é intrínseco ao capitalismo), este chamado altruísmo social seria desenvolvido através da intervenção estatal.

Ele compreendia que o “espírito animal” dos empresários precisava ser contido e com isso era necessário que o Estado fizesse o papel de regular o processo de entesouramento das poupanças e estimulasse o investimento em áreas produtivas, além de conseguir fazer a união dos interesses dos empresários com o interesse da nação como um todo, para evitar o processo massificado de desemprego que ocorria em alguns momentos devido aos fatores supracitados.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.0/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, 8.0 out of 10 based on 5 ratings



Deixe Seu Comentário »