tumblr site counter

A Teoria do Valor de Adam Smith e Karl Marx



Teoria do Valor - Adam SmithA teoria do valor é uma discussão central entre os economistas porque é a visão que um teórico tem sobre este conceito que mostrará sua visão de mundo. Nomes importantes da economia, como Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx teorizaram sobre este assunto, tendo leituras bem diferentes sobre o seu funcionamento.

A TEORIA DO VALOR DE ADAM SMITH

Para Adam Smith o pré-requisito para uma mercadoria ter valor é que ela fosse produto do trabalho humano. Ou seja, o trabalho está diretamente relacionado com a questão da valorização do produto.

Considerava que o valor de uma mercadoria era conformado por três fatores: os lucros, os salários e os aluguéis. Como ele considerava que o valor era, enfim, o fruto de uma soma destes três fatores, sua teoria ficara conhecida como teoria da soma.

Claro que, vendo a diferença latente do preço de mercado com o preço natural, ele teve que criar uma teoria que explicasse essa diferença.

Para Smith, o preço natural da mercadoria era aquele que fosse obtido a partir da soma do lucro, salário e aluguel. Sem influencia da questão da oferta e da demanda. Este não seria aplicado naturalmente, sendo que o preço real seria o preço do mercado.

O preço de mercado era o preço real da mercadoria, que seria estabelecido pela força da “mão invisível” do mercado, que iria ser formada pela lei da oferta e da procura, naturalmente, sem influências externas.

Os críticos de Adam Smith apontam três erros fundamentais nesta teoria. O primeiro erro era que essa teoria utilizava com bases informações como aluguéis, salários e lucros que eram em si preços, ou derivados de preços. Você não pode utilizar um fator para explicar a si mesmo, desta forma a teoria não consegue explicar o preço realmente.

O segundo “furo” seria que ele não relaciona os valores de uso e o de troca de um produto, desconsiderando a necessidade premente que tem de um produto ter esses dois valores pra ser considerado mercadoria.

A terceira questão seria o fato de que, em última instância, essa teoria servia para analisar o poder aquisitivo da moeda em circulação e não dos preços em si.

Para ele, a medida fundamental era a quantidade de trabalho que a mercadoria poderia oferecer na troca, sendo que o valor de troca deveria ser equivalente ao salário, mas este não era, como poderia com esta teoria explicar este fenômeno?

A TEORIA DO VALOR DE KARL MARX

Teoria do Valor - Karl MarxO maior e mais competente teórico sobre o valor-trabalho foi com certeza Karl Marx. Ele defendia que o valor era sim gerado pelo trabalho.

A partir da defesa que todo o valor que existe é gerado pelo trabalho humano, Marx coloca uma questão fundamental para a sociedade: estava na mão dos trabalhadores o poder de gerar toda a riqueza das nações e não dos empresários.

Este pequeno “detalhe” coloca em cheque toda uma ordem de valorização da sociedade. Mostrando que, enquanto os trabalhadores eram quem geravam todo o valor, a classe não trabalhadora, ou seja, os patrões, que se apropriavam destes lucros conseguidos a partir do valor gerado pelos trabalhadores.

Esta diferença entre o valor gerado pelo trabalho do trabalhador e o custo do trabalhador, esse lucro conseguido a partir da exploração do trabalho, Marx chamou de mais-valia, um conceito central de sua teoria.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 6.5/10 (17 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 7 votos)

A Teoria do Valor de Adam Smith e Karl Marx, 6.5 out of 10 based on 17 ratings



2 Comentários »

  1. stefany 22 de abril de 2016 at 23:05 - Reply

    Texto tendencioso… sei que todos tem seu lado, mas é chato vc pesquisar sobre Marx e Smith e achar só gente q puxa saco da esquerda sem nem sequer apresentar argumentos lógicos e válidos. Por que só tem críticas ao Smith? Tudo bem discordar, mas a teoria de Marx é bem ilógica em alguns pontos também, com todo o respeito.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. FELIPE 12 de maio de 2016 at 12:45 - Reply

    É sério que você coloca a teoria valor trabalho como falha, com 3 erros fundamentais e depois diz que Marx é competente por usar a mesma teoria falha?

    Que incoerência absurda…

    Ainda ignora que os patrões também trabalham quando assumiram todo o risco, empreenderam, gerenciaram, administraram, investiram seu capital, empregou e pagou aluguéis e salários em troca da força de trabalho dos empregados,que recebem independente da empresa estar gerando lucro ou prejuízo?

    Marxistas são ótimos como piadistas, mas na questão administrativa e econômica não passam de sonhadores ignorantes.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 voto)

Deixe Seu Comentário »