tumblr site counter

A Teoria do Valor-Trabalho: A Tese da Exploração



Teoria do Valor-Trabalho - Tese ExploraçãoA teoria do valor é uma discussão central entre os economistas porque é a visão que um teórico tem sobre este conceito que mostrará sua visão de mundo. Nomes importantes da economia, como Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx teorizaram sobre este assunto, tendo leituras bem diferentes sobre o seu funcionamento.

Enquanto Adam Smith e David Ricardo defendiam que o valor era sim gerado pelo trabalho, mas colocavam teorias que tiravam o foco da exploração dos trabalhadores, foi Marx que melhor desenvolveu a teoria sobre valor, que é reconhecida pela maior parte dos economistas, até a atualidade.

A TEORIA DO VALOR DE KARL MARX

O maior e mais competente teórico sobre o valor-trabalho foi com certeza Karl Marx. Ele defendia que o valor era sim gerado pelo trabalho.

A partir da defesa que todo o valor que existe é gerado pelo trabalho humano, Marx coloca uma questão fundamental para a sociedade: estava na mão dos trabalhadores o poder de gerar toda a riqueza das nações e não dos empresários.

Este pequeno “detalhe” coloca em cheque toda uma ordem de valorização da sociedade. Mostrando que, enquanto os trabalhadores eram quem geravam todo o valor, a classe não trabalhadora, ou seja, os patrões, que se apropriavam destes lucros conseguidos a partir do valor gerado pelos trabalhadores.

Esta diferença entre o valor gerado pelo trabalho do trabalhador e o custo do trabalhador, esse lucro conseguido a partir da exploração do trabalho, Marx chamou de mais-valia, um conceito central de sua teoria.

PARA COMPREENDER MELHOR A MAIS-VALIA

A mais-valia é o nome da teoria desenvolvida por Marx que é dada pela diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma dos valores que estão contidos nos meios de produção, e do valor do trabalho (os salários).

Seria, para Marx, a mais-valia a origem dos lucros do sistema capitalista.

Ou seja, para compreender a mais-valia é preciso entender que o valor pago ao trabalhador não tem uma relação com os preços dos produtos que ele produz.

De fato, o cálculo de salário do trabalhador é conseguido a partir de um cálculo de valor de qualquer mercadoria. É levado em conta as condições necessárias investidas para aquele trabalhador desenvolver aquela função e a base de gastos que ele deve ter para conseguir manter-se vivo e produzindo.

Não é a toa que um médico ou um advogado ganha mais do que um limpador de rua, essa diferença justifica-se diretamente com o investimento necessário para você conseguir chegar a uma determinada profissão.

Teoria do Valor-Trabalho - Mais-ValiaOutro ponto importante é que, para o funcionamento correto da sociedade capitalista a mais-vali precisa ser realizada, ou seja, os produtos precisam ser vendidos, senão causa um desequilibro no funcionamento do capitalismo.

É importante compreender, de tudo isso, que para o funcionamento do sistema capitalista é preciso que haja trabalhadores, pois são eles que geram valor. Além disso é preciso que haja um mercado consumidor, que é composto em sua maior parte pelos trabalhadores.

Como um operário que produz carros não é pago em carro muitas vezes seu salário não é suficiente para conseguir comprar o fruto de seu próprio trabalho, gerando um processo de alienação dos trabalhadores em relação ao trabalho, quando o trabalhador não se vê reconhecido nem representado por aquilo que produz. E mais que isso, não consegue nem ter acesso a este produto.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »