tumblr site counter

A Grande Depressão (Crise de 1929)



A Grande Depressão - Crise de 1929 - CausasA Grande Depressão é um dos nomes pelo qual ficou marcada e conhecida a crise econômica de 1929, a primeira grande crise do capitalismo, que marcaria a história para todo o sempre.

ANTECEDENTES

Com o fim da Primeira Grande Guerra os EUA eram o país mais rico do mundo, aquele que liderava praticamente todos os setores da economia e tinha uma influência política crescente, sendo que a maior parte da Europa sofria ainda com os resquícios da guerra.

Foi nesta época que ser americano se tornou um sonho para todos, que surgiu o conceito de “american way of life”. A indústria desenvolvia-se a olhos vistos, enquanto toda população experimentava um grande entusiasmo com toda aquela situação econômica, a vida cultural e a industria do entretenimento crescia, reforçando mais ainda essa sensação.

Os anos de 1920 foram mágicos, até que uma grande tragédia vem assolar o país, a quebra da bolsa de valores dos EUA em 1929.

FATORES QUE GERARAM A CRISE

Compreender um processo de crise sempre requer que façamos uma leitura crítica de todos os movimentos econômicos e políticos da conjuntura do momento em que ela ocorre, como você pode encontrar listados abaixo. No entanto, é bom, para compreendermos a crise de 1929, lembrar que o modo de produção capitalista gera crises pois faz parte da sua natureza e esta crise veio provar isso.

1) Anarquia da produção: a anarquia da produção é um fator inerente ao capitalismo e permeará todas as outras questões. Com anarquia da produção queremos dizer que, no sistema capitalista, cada empresário produz quanto quiser do que bem entender, o que causa diversos problemas porque muitas vezes não há mercado para consumir os produtos ou faltam produtos não havendo ninguém que os produza, tudo isso ao mesmo tempo.

2) Diminuição do consumo: ainda que os americanos consumissem muito nesta época com todo o incentivo que lhes era dado para isso precisamos compreender que, por mais que a indústria se desenvolvesse a olhos vistos o salário da população não acompanhava essa oferta de produtos, causando um processo de superprodução aliado ao subconsumo.

3) Superprodução na agricultura: houve um descontrole da produção de trigo que gerou um excedente que era impossível de ser escoado.

4) Quebra da bolsa de valores: com este processo de aumento e valorização das empresas nacionais muitos cidadãos compravam ações das empresas que, ao entrar em colapso, tiveram uma queda acentuada.

CONSEQUÊNCIAS DA CRISE

A Grande Depressão - Crise de 1929 - ConsequênciasAo haver uma grande queda nas ações das empresas e ninguém mais ter o interesse em comprá-las os empresários param de investir na produção e quando param de investir na produção não precisam mais de tantos funcionários, o que causa um processo de demissão em massa.

Além disso houve um processo massivo de falência de inúmeras empresas e instituições financeiras que não viam o dinheiro que haviam emprestado voltar.

Causou uma situação nacional e internacional de desespero, fazendo cair diversos mercados pelo mundo a fora, causando inúmeros suicídios, ampliando a população de rua, entre outras coisas.

A Grande Depressão durou toda a década de 1930 e foi combatida internamente com uma série de medidas políticas e econômicas sucessivas para que o país retornasse o prumo e voltasse a crescer.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

A Grande Depressão (Crise de 1929), 10.0 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »