tumblr site counter

A Gangorra dos Preços



Gangorra dos Preços - Lei da Oferta e ProcuraGangorra dos preços é o nome pelo qual é conhecida a variação dos preços de determinados produtos de uma loja para outra. Não é difícil verificar que um produto idêntico ou similar pode ser encontrados por preços extremamente diferentes em diferentes estabelecimentos comerciais.

Para a maioria dos tipos de comércio garantir vender os produtos ao menor preço possível ainda assim obtendo bons lucros é o que garante seu sucesso no ambiente de disputa ferrenha com outros comerciantes.

LEI DA OFERTA E DA PROCURA

A lei da oferta e da procura nos diz que há uma relação inversa entre a demanda e os preços aplicados para os produtos procurados.

Há um importante conceito em economia chamado de elasticidade, que faz a mensuração da sensibilidade dos consumidores em relação à variação de preços do mercado.

Este conceito mostra que as pessoas tem relações diferentes à variação dos preços de diferentes produtos. E não é algo muito difícil de ser notado. Quando há, por exemplo, uma grande variação do preço da carne isso gera um grande alvoroço, o mesmo não ocorre quando há variação do preço do detergente de louça, por exemplo.

Ainda, as pessoas continuam a consumir os bens de uso cotidiano mesmo com a variação dos preços, o que não ocorre com bens e serviços mais supérfluos que são facilmente deixados de lado de acordo com as variações de preço.

COMO AS EMPRESAS CONSEGUEM VENDER MAIS BARATO?

Existem diversas formas para um estabelecimento conseguir cortar gastos, obter os produtos a preços menores e assim repassar um custo menor ao consumidor, conseguindo assim atrair um número maior de clientes para sua loja.

O problema é que nem todos esses mecanismos são legais, alguns vão contra a lei do país podendo causar problemas para o comerciante que quis se beneficiar com estas manobras e mesmo a prisão.

Não é raro ouvirmos falar de supermercados vendendo produtos fora da validade, que com certeza foram comprados por preços inferiores do distribuidor e colocam em risco a saúde dos consumidores incautos que muitas vezes não verificam esta informação ao adquirir o produto. Por isso é essencial que verifiquemos sempre a data de validade de tudo que formos adquirir, para não sermos expostos à riscos desnecessários.

Outra forma, que é mais sutil e que o consumidor não vê, de cortar custos e garantir sucesso na balança comercial é a sonegação de impostos, o que também é crime. Muitos comerciantes compram produtos de fornecedores clandestinos sem ter que emitir notas e, com isso, sem pagar impostos, cortando custos de forma criminosa.

É claro, existem formas legais de conseguir cortar custos, inclusive de diminuir a taxa de impostos desembolsada por um comerciante.

Gangorra dos Preços - Formação de PreçosEm alguns estados e municípios há isenção de impostos para tipos específicos de empresas, permitindo que elas consigam importar produtos por preços inferiores e assim conseguir uma vantagem dentro da disputa concorrencial.

Existem formas de cortar custos também investindo em projetos sociais e através de leis de incentivo fiscais que existem aos montes e em diversas modalidades, fazendo com que, ao investir, por exemplo, no espote, na arte ou outro tipo de programa este valor seja debitado do que a empresa tem que pagar ao governo, ou seja, dando um destino diferenciado para estes impostos diretamente.

Não haveria problema algum com este tipo de lei de incentivo se não fossem desmascarados frequentemente inúmeras fraudes nestes projetos. Empresas que de fato não contribuem para aqueles projetos que dizem contribuir e conseguem, ainda assim, isenção fiscal são as mais comuns, e tem aumentado muito nos últimos anos com o impulso ao crescimento do terceiro setor, que muitas vezes representa somente um espaço de lavagem de dinheiro.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »