tumblr site counter

A Fusão da AMBEV com a INTERBREW



Fusão da Ambev e Interbrew - Processo de FusãoA empresa mais importante do ramo de bebidas do Brasil, AMBEV, uniu-se, em 2004 com a belga INTERBREW, fabricante de uma das mais importantes marcar de cerveja do mundo, a Budweiser.

Com esta fusão uma nova empresa, de nome IMBEV, foi formada, tornando-se extremamente competitiva no mercado mundial.

PROCESSO DE FUSÃO

Antes da fusão, a INTERBREW ocupava o terceiro lugar mundial na produção de cerveja do mundo, enquanto a AMBEV ocupava o terceiro.

Quase toda a transação foi feita em regime de segredo de negócio e se estendeu por mais de cinco meses até que fosse divulgada para o público, com o objetivo de evitar especulações sobre o tema antes do momento necessário.

A fusão com a AMBEV não foi o primeiro movimento da INTERBREW, que já estava fazendo uma movimentação para comprar diversas marcas de cerveja na Europa expandindo, pouco a pouco seu império.

Antes mesmo da fusão já era responsável pela produção de mais de 200 marcas diferentes de cerveja, um importante marco.

No entanto, ao surgir a ideia da fusão entre as empresas a INTERBREW poderia vislumbrar uma nova possibilidade: acesso ao expressivo mercado latino americano.

A base desta fusão foi a troca de ações entre as empresas, atingindo a casa dos US$11 bilhões. Na época em que se deu esta negociação houveram muitas críticas que tal fusão seria ruim para a empresa nacional, favorecendo muito mais a empresa estrangeira. Além disso corria-se o risco da criação de um monopólio na produção de cervejas no Brasil, o que é proibido por lei.

No entanto, mesmo sendo alvo de críticas e questionamento, a fusão ocorreu. A AMBEV segue sendo o braço da IMBEV na américa latina sendo que esta nova empresa se expandiu conseguindo conquistar novos mercados e incorporando diversas outras cervejarias no Canadá, China e Rússia.

Quando conseguiu adquirir uma importante e renomada cervejaria dos EUA que a IMBEV conseguiu então garantir a liderança global na produção de cervejas, sendo, hoje, a quem domina o mercado mundial, tornando praticamente impossível a movimentação da concorrência.

A IMPORTÂNCIA DA FUSÃO PARA O BRASIL

A IMBEV representa um marco significativo para o Brasil por ser a maior transnacional privada existente no país.

Fusão da Ambev e Interbrew - Importância Para o BrasilOs acionistas de cada empresa ficaram, na negociação, com partes iguais. Ainda que o valor de mercado da INTERBREW fosse considerado superior a AMBEV é considerada uma empresa mais eficiente, demonstrando o dinamismo das empresas nacionais e o potencial que o Brasil tem para o capitalismo mundial.

Houve muita crítica da população em relação ao apoio do governo brasileiro à fusão, em função do temido monopólio que poderia causar, mas o governo manteve sua posição.

Para o mercado de ações a fusão foi muito positiva, sendo que, após a efetivação da mesma, estando as ações disponíveis para negociação na bolsa de valores de São Paulo, esta teve uma alta histórica.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

A Fusão da AMBEV com a INTERBREW, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Um Comentário »

  1. Silas Biagi 21 de outubro de 2013 at 3:09 - Reply

    Trabalho na AMBEV e sou feliz nessa empresa. Tenho 26 anos e a quase 2 estou na AMBEV. Sou repositor em Jacarepagua-RJ.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)

Deixe Seu Comentário »