tumblr site counter

A Evolução do Pensamento Econômico



Evolução do Pensamento Econômico - FasesO pensamento econômico evoluiu, assim como a humanidade e seu conhecimento em diversas áreas ao longo do tempo.

Podemos dividir a evolução do pensamento econômico em diversas fases, mas existem dois grandes marcos que devem ser colocados em primeira estância: a fase pré-científica e a fase científica econômica.

FASE PRÉ-CIENTÍFICA

1) Antiguidade grega, onde se desenvolveram os estudos político-filosóficos.

2) Idade Média ou pensamento escolástico, com suas doutrinas teológico-filosóficas e a tentativa da moralização da atividade econômica.

3) Mercantilismo, quando aconteceu uma grande expansão do comércio e, consequentemente, o pensamento econômico teve que se desenvolver.

FASE CIENTÍFICA

FISIOCRACIA:

Os fisiocratas desenvolveram seu pensamento no século XVIII, consideravam que o mundo tinha uma ordem natural que deveria ser seguida e respeitada para o seu desenvolvimento. A própria palavra significa governo da natureza. Por acreditarem nisso diziam que a economia não deveria ser regulada de forma anti-natural e deveria seguir seu próprio curso.

As atividades econômicas deveriam, portanto, ser livres. É uma espécie de doutrina liberal mas voltada pra agricultura, um liberalismo agrário.

Dividia a sociedade em três classes (classe produtiva, classe estéril -dos que trabalham fora da produção agrícola- e classe dos proprietários de terra). Nesta compreensão da divisão social o Estado serviria para garantir a liberdade da economia e assegurar a propriedade.

ESCOLA CLÁSSICA:

Evolução do Pensamento Econômico - ConceitoDefendia o liberalismo econômico que começou a ser desenvolvido pelos fisiocratas. O destaque dessa escola se dá para Adam Smith que defendia que a livre concorrência era o motor principal da economia.

Em suas teorias ele colocava que é necessário a defesa da industrialização e desenvolvimento tecnológico para garantir à toda nação acesso ao desenvolvimento econômico e não só a alguns poucos, como acabava por ficar restrito o mercantilismo.

PENSAMENTO MARXISTA:

O pensamento marxista veio para criticar o desenvolvimento do pensamento econômico da época, mostrando que o capitalismo levaria a sociedade para uma situação de caos e barbárie e que a busca não deveria ser por “arrumar” o capitalismo e sim buscar um novo modelo econômico, um novo modo de produção que fosse mais lógico e humano.

Não sugere um fim vago do sistema, sugere a construção do socialismo, rumo ao comunismo pelo fim da propriedade privada dos meios de produção e rumo ao comunismo.

Marx prova que a ordem natural do capitalismo, defendida pelos clássicos, é na verdade destrutiva e será fadada a uma sucessão de crises que irão destruir as condições de vida da classe trabalhadora pouco a pouco.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Renato Lopes 10 de março de 2012 at 16:44 - Reply

    Muito esclarecedor.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »