tumblr site counter

A Evolução do Capitalismo



A Evolução do CapitalismoO Capitalismo é o modo de produção que domina nossa sociedade contemporânea. Como qualquer outro modo de produção ele atravessou um longo processo até se tornar aquele que domina a sociedade.

Este processo pode ser entendido dividindo-se o capitalismo em diferentes “fases” ou momentos que se sucedem. É preciso compreender, no entanto, que não há um dia no qual acaba um momento e começa o outro, tanto porque há o desenvolvimento desigual e combinado, enquanto alguns países encontram-se em um estágio específico outros estão em outro e assim sucessivamente.

A ACUMULAÇÃO PRIMITIVA

Para que a sociedade feudal existente na Europa (que será o ponto de partida para a difusão do capitalismo por todo o planeta) seja transformada há uma “pré-história”. O momento no qual algumas pessoas começaram a acumular muito dinheiro.

Com a exploração do trabalho escravo nas américas e, a partir disso, a retirada de todos os metais preciosos e outros bens que pudessem gerar muito dinheiro na Europa estes burgueses, neste momento mercadores que transitavam neste meio conseguiram estabelecer uma importante etapa para o desenvolvimento do capitalismo.

O segundo movimento importante foi o de iniciar a generalização da propriedade privada, transformando as terras comunais e terras da igreja em pastos para as ovelhas, deixando uma grande massa de desabrigados e desempregados que migraria naturalmente para as cidades em busca de meios de sobrevivência. Cria-se assim recursos para iniciar o processo de industrialização.

MERCANTILISMO

Está diretamente relacionada com as grandes navegações e o processo de busca por novos mercados e mudança das relações sociais nestes novos locais para permitir haver para onde escoar a produção e de onde conseguir mais lucros.

É uma época onde o capitalismo está centrado nas relações comerciais de compra e venda de bens produzidos ainda que artesanalmente para novos mercados.

CAPITALISMO INDUSTRIAL

Tem como marco a Revolução Industrial, com a construção de diversas fábricas pelos capitalistas onde operários produziam em linha de montagem diversos produtos. Essa mudança do paradigma do trabalho inaugurada pela criação da linha de montagem mudaria radicalmente a sociedade para sempre.

A partir deste momento o trabalhador é separado do processo de construção da mercadoria em si, ficando responsável por desenvolver somente uma parte dela e somente o capitalista tem o controle do processo de produção e também dos meios de produção, estando o trabalhador fadado a vender a sua força de trabalho a qualquer custo para sobreviver.

Esta época é marcada pela super-exploração do trabalhador em longas jornadas de trabalho em condições precárias, salários baixos e nenhum direito e representa um ataque direto a esta classe.

A Evolução do Capitalismo - FasesCAPITALISMO FINANCEIRO

Vai do fim do século XIX até a crise de 1929. É marcado pelo crescimento econômico do capitalismo industrial, a revolução dos transportes e a inserção da máquina a vapor na realidade cotidiana. Os bancos participavam diretamente das atividades econômicas emprestando dinheiro para as produções, por isso ganha este nome.

CAPITAL ESPECULATIVO

O capitalismo na contemporaneidade é conhecido por ter sua geração de lucros muito mais concentrada na especulação do que na produção de bens ou serviços.

Hoje em dia é muito mais interessante para um capitalista investir na especulação de títulos do que abrir uma fábrica, que gera gastos e nem sempre garante os lucros desejados. Em função disso vivemos em um tempo em que há pouco interesse em produzir e desenvolver a sociedade e muito interesse em atingir lucros cada vez maiores em conchavos de mercados imaginários.

Há poucos meses esse comportamento geral do capitalismo gerou uma grande crise no sistema, que mostra a imprudência do momento atual e o desequilíbrio que ele causa para a humanidade.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

A Evolução do Capitalismo, 10.0 out of 10 based on 4 ratings



4 Comentários »

  1. Victor 11 de setembro de 2012 at 19:00 - Reply

    Parabéns Bruna !

    Bastante completo, me ajudou muito !

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)
  2. Larissa 6 de novembro de 2012 at 23:40 - Reply

    Adorei, estão de parabéns!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)
  3. Elba 6 de março de 2013 at 15:19 - Reply

    Muito interessante esse fator econômico e suas transformações.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votos)
  4. Gustavo 2 de abril de 2013 at 3:38 - Reply

    Muito obrigado, me ajudou muito!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »