tumblr site counter

A Economia em Ambientes Inflacionários



A Economia em Ambientes Inflacionários - CausasO QUE É INFLAÇÃO?

No mundo em que vivemos onde impera o modo de produção capitalista, alguns processos econômicos são inerentes ao desenvolvimento do sistema em si. Um deles é o processo inflacionário.

Para compreender o que ocorre com a economia em ambientes inflacionários é preciso primeiro compreender o que é a inflação.

Inflação é, por definição, a queda do poder de compra da moeda em circulação em determinado país em determinado momento. Muitas vezes ela é erroneamente confundida com o aumento dos preços dos produtos, mas na verdade este aumento deve sempre ser analisado em relação com o poder de compra.

Para ilustrar esta explicação tomemos um exemplo: Se o preço dos produtos em um mês sofre um aumento de 100% mas os salários são reajustados dentro desta mesma taxa não há uma queda do poder de compra e não há, conceitualmente, inflação e sim algum outro tipo de desequilíbrio na relação entre valor dos produtos e valor de venda das mercadorias.

AMBIENTE INFLACIONÁRIO

Quando um governo executa uma variação para mais ou para menos na taxa da moeda em circulação, temos o que se chama, em economia, de ambiente inflacionário.

1) Inflação de custos: Relaciona-se com um desequilíbrio distributivos com o aumento de algum produto em particular juntamente com o aumento de um preço em específico ou da relação entre os salários e os preços.

Ocorre quando há aumento na produção de determinados produtos no entanto a demanda continua a mesma, fazendo subir os preços da matéria prima e esses preços são repassados ao consumidor final. Este tipo de inflação é causada por empresas que dominam algum setor da economia e tentam elevar seus lucros a cima do que está sendo objetivamente gerado, aumentando os preços. Por este motivo também é conhecida como inflação de lucros.

2) Inflação de demanda: Representa o conflito distributivo entre os setor público e o setor privado. Ocorre quando há excesso de demanda em relação à possibilidade real de produção de bens e serviços. Resolve-se, principalmente, com a intervenção do governo desestimulando o consumo e o investimento privado além da redução dos gastos do próprio governo. 

EFEITOS OCASIONADOS PELA INFLAÇÃO

A Economia em Ambientes Inflacionários - EfeitosAo compreendermos o conceito de inflação de fato não é difícil desprender dele quais são alguns efeitos para a população.

O primeiro e mais contundente efeito é a queda do poder aquisitivo dos assalariados e daqueles que contam com rendas fixas para sobreviver, pois os preços sempre são reajustados por taxas diferentes dos seus salários, prejudicando suas condições de sobrevivência.

O segundo efeito se dá na economia em si com o processo de desvalorização da moeda do país em relação a outras moedas, causando uma falta de interesse em aplicação no mercado financeiro e uma falta de interesse de investimento no país em questão.

O terceiro efeito é o desestímulo a exportar e um estímulo a importar, o que não faz sentido quando há um equilíbrio na balança comercial e uma inflação controlada passa a ser uma alternativa neste cenário inflacionário.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.5/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

A Economia em Ambientes Inflacionários, 5.5 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »