tumblr site counter

A Economia da Informação



Economia da Informação - O que é?Um importante conceito desenvolvido na atualidade, a economia da informação relaciona a chamada “indústria do conhecimento” com a economia em si na atualidade. Este estudo foi primeiramente feito por Fritz Machlup, ainda na década de 1960.

Mas foi Matterlart, em 2002 que utilizou estas relações estabelecidas por Fritz Machlup para compreender a dinâmica da economia da informação na nossa sociedade contemporânea, onde o conceito se aplica perfeitamente, tendo em vista que os meios de comunicação que detem o poder, seja econômico, ideológico ou político.

MUDANÇA DE PARADIGMAS NA ERA DA INFORMAÇÃO

Já havia apontamentos para o fato que a informação faz parte do processo intrínseco de funcionamento da sociedade atual, dentro do modo de produção capitalista. Não foi difícil, então, notar, que os investimentos na “indústria do conhecimento” tivessem cada vez uma participação maior no Produto Interno Bruto (PIB) dos países.

Foi também na década de 1960 que um estudo patrocinado pelas Forças Aéreas dos EUA daria origem ao conceito de informação que temos hoje em dia, com a internet, de centros de informações descentralizados e independentes.

Este conceito base que levou ao desenvolvimento da internet como a conhecemos hoje e a um novo paradigma social e econômico, numa cultura baseada na super-informação.

A partir do desenvolvimento da internet criam-se novos caminhos de rentabilidade, novas fronteiras para a economia que busca explorá-la de diferentes formas. Um marco importante, na década de 1990, foi a exploração da questão da propriedade intelectual, transformando o conhecimento em uma das mais rentáveis mercadorias.

Este movimento relaciona-se com o fato que o dinheiro investido na produção de conhecimento tem que gerar lucro para o capitalismo. Neste mundo, o conhecimento não se desenvolve para gerar melhorias para a humanidade e para a vida das pessoas e sim como uma mercadoria como qualquer outra produzida em fábricas, laboratórios e etc.

Dentro deste cenário que surgem economistas e teóricos da área a desenvolver estudos em Economia da Informação. E, quando economistas de debruçam sobre um tema a ponto de torná-lo uma nova área de estudo, é sabido que este é um tema central na disputa de poder econômico na atualidade.

DE SETOR PARA TODA A ECONOMIA

Se, quando do começo de estudos nesta área, a informação era um setor econômico, mesmo que importante e crescente, com o passar dos anos atingiu, na contemporaneidade, o papel de centro dos processos econômicos mundias. Tudo gira em torno da economia da informação e ela que dita os caminhos dos outros setores da economia.

Economia da Informação - CaracterísticasHoje em dia, para o funcionamento de uma indústria qualquer que seja é preciso o desenvolvimento de tecnologia, tecnologia esta que é regida pelas leis e movimentos da economia da informação.

Todo o conhecimento gerado em todos os campos torna-se interdependente e atrelado à indústria do conhecimento. Não é que anteriormente não houvesse ligação do desenvolvimento tecnológico com o de outras áreas da economia, sempre houve, mas há aqui uma inversão de valores, uma mudança real de paradigma.

Ainda não há uma definição clara de onde termina o domínio da economia da informação e onde começam os outros setores, hoje eles se encontrar entrelaçados de tal maneira que causam grande confusão mesmo para os estudiosos do tema, ainda mais para o resto da população que não é versada em economia.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

A Economia da Informação, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »