tumblr site counter

A Cultura Organizacional



Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados partilhados mantido por seus membros que distingue a organização de outras organizações. Este sistema de significados partilhados é, num exame mais detalhado, um conjunto de características-chave que a organização valoriza, como: inovação e tomada de riscos, atenção a detalhes, orientação para resultados, orientação para as pessoas, orientação para as equipes, agressividade, estabilidade.

 

A maioria das organizações tem uma cultura dominante e numerosos conjuntos de subculturas. Uma cultura dominante expressa os valores centrais que são partilhados pela maioria dos membros da organização. Subculturas tendem a desenvolver-se em grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns que os membros enfrentam.

 

É cada vez mais comum diferenciar cultura forte e fraca. Numa cultura forte, os valores centrais da organização são intensamente mantidos e amplamente partilhados. Quanto mais membros aceitam os valores centrais e quanto maior seu compromisso com esses valores, mais forte é a cultura. Uma cultura forte terá grande influência no comportamento de seus membros porque o alto grau de compartilhamento e intensidade cria um clima interno de alto controle comportamental. Uma cultura forte demonstra concordância entre os membros sobre o que a organização apóia. Essa unanimidade de propósito constrói coesão, lealdade e compromisso organizacional. Essas qualidades diminuem a propensão dos empregados de deixarem a organização.

 

A cultura desempenha várias funções dentro de uma organização: cria distinções entre uma organização e outras (fronteira); transmite um sentido de identidade para os membros da organização; facilita a geração de comprometimento a alguma coisa maior do que o auto-interesse de alguém; intensifica a estabilidade do sistema social; guia e molda as atitudes e comportamento dos empregados.

 

Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

 

Uma cultura começa a partir de seus fundadores. Estes têm um impacto importante sobre a cultura inicial dessa organização. Eles têm uma visão do que a organização deve ser.

 

Uma vez que a cultura está estabelecida, há práticas dentro da organização que atuam para mantê-la, dando aos empregados um conjunto de experiências semelhantes, como: processo de seleção; os critérios de avaliação de desempenho; as atividades de treinamento e desenvolvimento de carreira e os procedimentos de promoção asseguram que os contratados ajustam-se na cultura, recompensam aqueles que apóiam e punem aqueles que a desafiam. Três forças representam partes especialmente importantes para manter uma cultura: práticas de seleção (mantém a cultura de uma organização, afastando os indivíduos que poderiam atacar ou minar seus valores essenciais); ações da administração de topo (determinam o clima geral do que é comportamento aceitável ou não) e métodos de socialização (ajudam os novos empregados a se adaptarem à sua cultura).

 

A cultura é transmitida para os empregados de diversas formas: histórias (ancoram o presente no passado e fornecem explicações e legitimidade para as práticas atuais); rituais (seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores-chave da organização, que objetivos e pessoas são mais importantes); símbolos materiais (transmitem aos empregados que é importante, o grau de igualdade desejado pela administração de topo, e os tipos de comportamento apropriados) e linguagem.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

A Cultura Organizacional, 8.0 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »