tumblr site counter

A Carga Tributária do Brasil



Carga Tributária do Brasil - O Que éCarga tributária é o termo utilizado para definir a quantidade de impostos que são pagos pelas pessoas físicas e jurídicas (empresas) para o governo.

Estes impostos são distribuídos de diferentes formas, desde o imposto de renda (IR), que é descontado da renda de todos aqueles que se enquadram na faixa de salário tributável até os produtos e bens de consumo, onde os impostos já estão embutidos e muitas vezes nem percebendo.

Há uma grande discussão acerca da carga tributária no Brasil, devido ao seu crescimento paulatino que faz com que, hoje, o país seja um dos campeões de tributação, equiparando-se aos países mais desenvolvidos da Terra. O que, de fato, não seria um problema se o emprego destes tributos fosse adequado.

Hoje em dia, de toda a riqueza nacional, 36% é encaminhada à receita federal em forma de impostos, uma porcentagem alta.

A arrecadação da Fazenda Nacional é feita de forma relativamente competente, havendo distribuição entre os entes federados, nação, estados e municípios.

No entanto, o emprego destes tributos que é o maior problema aqui, no Brasil.

Os impostos são pagos pela população e empresas aqui instaladas com o intuito de gerar serviços de volta à população, como saúde, saneamento, segurança, moradia, educação e etc.

Quando em diversos países desenvolvidos onde há o chamado estado de bem estar social a tributação é alta, a população recebe de volta serviços de qualidade, tenho acesso a todos estes serviços sem ter que buscar a iniciativa privada.

Já no Brasil, ainda que tenhamos uma tributação altíssima que faz com que paguemos pela existência destes serviços, os mesmo estão completamente sucateados, fazendo com que tenhamos que procurar atendimento particular.

Usando como exemplo a saúde, todos somos cobertos pelo sistema único de saúde, o SUS, que garante atendimento médico para qualquer cidadão brasileiro, porém, devido a falta de qualidade dos serviços e da falta de estrutura para realmente atender à população como um todo acabamos tendo que pagar também um plano de saúde.

É claro que este problema causa uma revolta em todos e faz com que se questione a carga tributária nacional e o fato de termos que pagar duas vezes por quase todos os serviços que deveriam ser garantidos pelo governo.

Na contramão do Brasil e dos países onde há alta tributação e serviços públicos de qualidade estão os países onde a tributação é muito mais baixa mas não oferecem à população nenhum tipo de serviço, além da segurança e administração da máquina pública.

Carga Tributária do Brasil - ImpactoEste tipo de organização econômica é chamado de Estado Mínimo, defendido principalmente pelos neoliberais e pelos seus percursores os liberais, que tentaram retirar do Estado toda a responsabilidade pela manutenção das condições de vida das pessoas.

Com a situação que temos aqui no Brasil muitos defendem que devemos adotar este tipo de modelo, para diminuir a carga tributária e assim ampliar as possibilidade econômicas e dar mais espaço à iniciativa privada em áreas de importância central para a vida da população considerando este o melhor caminho.

Por outro lado, há os que defendam que temos, sim, que fiscalizar o destino dos impostos que pagamos e exigir dos governantes serviços públicos de qualidade para todos, para que não tenhamos que pagar novamente por estes que já nos são garantidos constitucionalmente.

Há um grande movimento defendendo a fiscalização cuidadosa dos tributos para melhor emprego deles nos serviços à população, para que não haja desvios de verbas que é constituída dos dinheiro de todos e de cada um para uso particular de políticos corruptos que só visam seus próprios interesses e não o bem comum dos cidadãos.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »