tumblr site counter

A Análise SWOT



SWOT é a sigla usada para referir-se a uma ferramenta analítica que permite trabalhar com toda uma informacão que passa sobre seu negócio. É também útil para examinar seus pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças.

 

Este tipo de análise representa um esforço para examinar a interacão entre as características particulares de seu negócio e os outros negócios que estão em volta dele competindo. A análise SWOT tem múltiplas aplicacões e pode ser usada por todos os níveis de uma corporação e em diferentes unidades de análises tais como o produto, mercado, produto-mercado, linha de produtos, corporacão, empresa, divisão, unidade estratégica de negócios etc).

 

Muitas dessas conclusões obtidas como resultado da análise SWOT, poderão ser-lhe de grande utilidade nesta análise de mercado e nas estratégias de mercado que qualifiquem para ser incorporadas num plano de negócios.

 

A análise SWOT deve focar-se somente nos fatores chaves para o êxito de seu negócio. Deve ressaltar os pontos fortes e fracos, diferenças internas ao comparar-lhe de maneira objetiva e realista com a competência e com as oportunidades e ameaças chaves da mesma.

 

A análise SWOT consta de duas partes: uma interna e outra externa: A parte interna compreende os pontos fortes e fracos de seu negócio, aspectos sobre os quais você tem algum grau de controle.

 

A parte externa foca as oportunidades que o mercado oferece e as ameaças que deve enfrentar seu negócio no mercado. Aqui você tem que desenvolver toda sua capacidade e habilidade para aproveitar essas oportunidades e para minimizar ou anular essas ameaças, circunstâncias sobre as quais você tem pouco ou nenhum controle direto.

 

 

Pontos fortes e fracos.

 

Considere áreas como as seguintes:

 

Análises de Recursos: Capital, recursos humanos, sistemas de informacão, ativos fixos, ativos não tangíveis.

 

Análises de Atividades: Recursos gerenciáveis, recursos estratégicos, criatividade.

 

Análises de Riscos: Com relacão aos recursos e as atividades da empresa.

 

Análises de Portifólio: A contribuição consolidada das diferentes atividades da organizacão.

 

Faça-se perguntas como essas:

 

Quais são aqueles cinco a sete aspectos de onde você acredita que supera seus potenciais concorrentes?

 

Quais são aqueles cinco a sete aspectos nos quais você acredita que seus concorrentes o superam?

 

Ao avaliar os pontos fortes de uma organização, tenha em vista que essas podem ser classificadas assim:

 

 

Pontos fortes – Organizações Comuns

 

Quando um determinado ponto forte é comum a um grande número de empresas. A paridade competitiva se dá quando um grade número de empresas competidoras estão em capacidade de implementar a mesma estratégia.

 

 

Pontos fortes distintivos

 

Quando um ponto forte é comum apenas a um grupo reduzido de empresas. As empresas que sabem exportar seus pontos fortes distintivos, geralmente obtem uma vantagem competitiva e também utilidades econmicas acima do prometido de sua própria industria. Os pontos fortes distintivos poderiam não ser imitáveis quando:

 

Sua aquisição e desenvolvimento pode depender de uma conscunstancia histórica unica que outras empresas não podem copiar.

 

Sua natureza e caráter poderiam não ser conhecidos ou compreendidos pelas empresas competidoras. (Se baseia em sistemas sociais completos como a cultura empresarial ou o trabalho em equipe).

 

 

Pontos fortes de imitação e pontos fortes distintivos

 

É a capacidade de copiar os pontos altos distintivos de outra empresa e de converter em uam estratégia que gere utilidade economica.

A vantagem competitiva será temporiamente sustentável, quando subsiste depois que cesam todos os intentos de imitação estratégica por parte da concorrência.

 

Ao avaliar os pontos fracos de uma organização, note que se está referindo àquelas que impedem a empresa sececionar e implementar estratégias que permitam a ela desenvolver sua missão. Uma empresa tem uma desventagem competitiva quando não está implementando estratégias que gerem valor enquanto outras empresas competidoras o estão fazendo.

 

Autoria: Joaquim Avelino Junior

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)


Um Comentário »

  1. Pareca 24 de julho de 2016 at 1:13 - Reply

    Muito legal a sua percepção acerca da matriz swot é de fato muito consistente e de acordo com as viabilidades do mercado

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »